Chiellini anuncia aposentadoria do futebol: "A melhor jornada da minha vida"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Chiellini anuncia aposentadoria do futebol: "A melhor jornada da minha vida"

Giorgio Chiellini se despede do futebol
Giorgio Chiellini se despede do futebolProfimedia
Chiellini, ex-capitão da seleção italiana e da Juventus, anunciou nesta terça-feira (12) sua aposentadoria dos gramados após 22 anos de carreira. O ex-companheiro Bonucci o homenageou nas redes sociais: "Você foi um exemplo para mim, para milhões de torcedores, para inúmeras crianças que sonham em ser como Chiello".

O agora ex-jogador do Los Angeles FC, vice-campeão da MLS, e ex-capitão da seleção Azzurra, Giorgio Chiellini, deixa os gramados como um dos zagueiros mais bem-sucedidos e respeitados que o esporte já viu. Chiello, como foi apelidado, encerra sua jornada no futebol profissional com 27 títulos.

"Vocês foram a jornada mais bonita e intensa da minha vida. Vocês foram tudo para mim. Eu percorri um caminho único e inesquecível com vocês", escreveu Chiellini no Instagram, em mensagem direcionada aos seus fãs e admiradores. 

"Mas agora é hora de abrir novos capítulos e escrever outras páginas importantes e emocionantes", acrescentou.

Depois de uma longa carreira na Juventus, o ex-jogador da seleção italiana se mudou para os Estados Unidos para jogar no Los Angeles FC, da MLS. 

Campeão europeu
Campeão europeuProfimedia

Itália, Juve, mas não só...

Chiellini jogou 117 vezes pela Itália, sendo um dos grandes destaques da Azzurra na conquista da Eurocopa em 2021, quando também ganhou o prêmio de Melhor Defensor da competição.

Chiellini também esteve em campo pela seleção italiana nas Copas do Mundo de 2010 e 2014, registrando um total de oito gols e quatro assistências durante seu período com a seleção nacional.

Os números e estatísticas das últimas temporadas de Chiellini
Os números e estatísticas das últimas temporadas de ChielliniFlashscore

Chiellini começou sua carreira em Livorno, sua cidade natal, aos seis anos de idade, passando pela escolinha do clube toscano e pelas equipes nacionais de base.

Ele fez sua estreia profissional aos 16 anos de idade em 2001 e disputou 62 partidas com o Livorno antes de se transferir para a Fiorentina em 2004, fazendo sua estreia na Série A em 12 de setembro de 2004. Chiellini jogou uma temporada com a Fiorentina antes de se transferir para a Juventus, onde jogaria para fazer história.

Orgulho californiano

"Antes de mais nada, gostaríamos de parabenizar Giorgio por sua carreira lendária". A declaração foi feita pelo copresidente e general manager do LAFC, John Thorrington.

"Nós nos consideramos gratos por Giorgio, Carolina, Nina e Olivia terem escolhido passar os últimos 18 meses de sua carreira no LAFC. Giorgio é o melhor zagueiro de sua geração e uma pessoa ainda melhor. Giorgio superou as expectativas incrivelmente altas que depositamos nele, tanto dentro quanto fora de campo. Sua liderança, profissionalismo e caráter deixarão um legado duradouro no LAFC e estamos confiantes de que nosso relacionamento com Giorgio continuará no futuro."

Bonucci se despede de Chiellini

Leonardo Bonucci se despediu de seu ex-companheiro de Juventus e seleção nacional com uma longa mensagem: "Foi em 2010 que nos conhecemos. Estivemos juntos, lado a lado, em vitórias memoráveis. Desafios nos quais fomos os coadjuvantes um do outro.

"Tocamos o céu europeu, elevando-o o mais alto que pudemos. Nessa longa jornada, nos alegramos, sofremos, compartilhamos, discutimos e brigamos, sempre pensando no bem um do outro, como fazem dois amigos. Porque você é um dos poucos amigos verdadeiros que o futebol me deu".

"Nossa amizade certamente continuará fora dos gramados, mas diante desse fechamento do ciclo que o futebol coloca diante de cada um de nós, meu maior agradecimento não poderia deixar de ser feito.

"Você foi um exemplo para mim, para milhões de torcedores, para inúmeras crianças que sonham em ser como Chiello. Haverá uma nova etapa à sua espera, mas agora é hora de curtir sua família. Até breve, capitão, eu te amo", escreveu Bonucci em suas redes sociais.