Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Messi deve estrear pelo Inter Miami mas, provavelmente, saindo do banco de reservas

AFP
Messi só começou a treinar nesta semana
Messi só começou a treinar nesta semanaAFP
Lionel Messi deve fazer sua estreia pelo Inter Miami contra o clube mexicano Cruz Azul na sexta-feira, mas o sete vezes vencedor da Bola de Ouro pode ficar limitado a um papel no banco de reservas.

O argentino chegou ao sul da Flórida na semana passada para uma onda de entusiasmo e foi apresentado aos torcedores em um evento especial no estádio no domingo.

Mas, desde o entusiasmo inicial, quando o proprietário do clube, Jorge Mas, o descreveu como "o camisa 10 da América" e prometeu que a transferência "mudaria o cenário do futebol" nos EUA, houve uma mudança notável de tom.

Messi só começou a treinar a sério esta semana, depois de passar um tempo de férias com a família. O jogo de abertura da nova Copa das Ligas - que reúne as equipes da MLS e da Liga MX em um formato de torneio - pode ser muito cedo para o campeão da Copa do Mundo começar.

O coproprietário David Beckham disse na terça-feira que Messi jogará "em alguma parte do jogo" e o técnico Gerardo "Tata" Martino, compatriota de Messi e ex-técnico do Barcelona, sugeriu que ele poderia começar no banco.

Lionel Messi (à dir.) e Sergio Busquets, do Inter Miami, treinam na chuva em Fort Lauderdale, Flórida
Lionel Messi (à dir.) e Sergio Busquets, do Inter Miami, treinam na chuva em Fort Lauderdale, FlóridaAFP

Na coletiva de imprensa antes do jogo, transferida para o centro de artes cênicas de Fort Lauderdale devido ao grande interesse da mídia, Martino disse que eles tomariam uma decisão sobre como usar Messi após o treino de sexta-feira.

"É muito difícil para as pessoas não terem expectativas", disse Martino, "Mas pode demorar um pouco."

O meio-campista espanhol Sergio Busquets, ex-companheiro de equipe de Messi em seus dias de glória no Barcelona, certamente ainda não se sente pronto para um jogo completo no que também será sua estreia.

"Preciso de tempo para me adaptar. Seria praticamente impossível para mim jogar 90 minutos amanhã", disse ele.

No entanto, o fato de os torcedores terem pago cerca de US$ 250 por ingressos para o que há muito tempo vem sendo anunciado como a estreia de Messi significa que ele quase certamente entrará em campo em algum momento.

David Beckham, coproprietário do Inter Miami CF, e Lionel Messi, do Inter Miami CF
David Beckham, coproprietário do Inter Miami CF, e Lionel Messi, do Inter Miami CFAFP

Além do craque

O experiente técnico do Cruz Azul, o brasileiro Ricardo Ferretti, riu quando perguntado se sua equipe esperava enfrentar Messi.

"Se ele não jogasse... seria melhor. Mas eles também precisam pensar em algo: por que há tanta gente aqui? Por causa dele, certo?", disse o senhor de 69 anos.

Mas Ferretti, conhecido como "Tuca" ao longo de sua carreira como técnico no México, ficou um pouco irritado com o fato de o jogo entre as duas equipes estar sendo visto apenas como a estreia de um jogador.

"Não vamos enfrentar um único jogador. Ele não ganha ou perde sozinho. O futebol é um esporte coletivo. Há jogadores que se destacam e merecem destaque, concordo com isso", acrescentou.

"Há duas instituições aqui. O Cruz Azul é um time histórico, um dos grandes do futebol mexicano, e o Inter Miami é um time importante na MLS", acrescentou.

Os jogadores do Inter Miami, que não têm aparecido nas manchetes nos últimos dias, tiveram uma semana estranha, com mais de 200 jornalistas aparecendo para filmar sua sessão de treinamento na terça-feira.

Um grande companheiro de equipe

Mas DeAndre Yedlin, o jogador da seleção dos EUA que atuou na Premier League com o Tottenham e o Newcastle, disse que Messi se adaptou rapidamente ao vestiário.

"Ele é um ótimo companheiro de equipe. Para o evento (de apresentação) que ele teve no domingo, (o atacante Leonardo) Campana estava procurando ingressos e colocou no bate-papo do grupo. Eu nem sabia que Messi estava no grupo, mas ele apareceu imediatamente e disse "quantos você precisa?".

"Logo de cara. Eles se conhecem há dois ou três dias, mas mostrar essa generosidade é um ótimo primeiro exemplo de como ele é", disse ele.

Martino disse que Messi parece feliz nos treinos e notou que ele parece mais relaxado por ter finalmente vencido uma Copa do Mundo com seu país.

"Leo está sem a enorme mochila que tinha. Ele a tirou há sete meses. Acho que estamos em um ótimo momento", disse o técnico.

Busquets, que recebeu a companhia de outro ex-companheiro de equipe do Barça, o zagueiro Jordi Alba, que assinou contrato com o clube na quinta-feira, disse que era ótimo estar reunido com Messi.

"Estou muito feliz por ter Leo como companheiro de equipe novamente, nós nos separamos, mas o tempo nos dá a oportunidade de nos reunirmos novamente, ele é uma ótima pessoa.

"Estamos ansiosos para jogar com o melhor jogador da história do futebol, estou muito feliz por tudo, espero que possamos levar o que fizemos agora para o Inter Miami."