Alex Morgan aposentada: relembre a trajetória de uma brilhante jogadora dos EUA
"Vou dar a notícia rapidamente: estou me aposentando. Não foi uma decisão fácil de tomar. O futebol faz parte de mim há 30 anos. Foi a primeira coisa que amei, e dei tudo de mim", disse Morgan em mensagem de despedida nas redes sociais.
Atacante lendária, ela desempenhou um papel ativo no desenvolvimento do futebol feminino e conquistou de tudo.
O futebol é um esporte importante para as mulheres nos Estados Unidos, mais do que em muitos outros países. Nas últimas décadas, ocorreram mudanças drásticas no que diz respeito à integração feminina. E Alex Morgan contribuiu para isso.
Embora as habilidades ofensivas tenham feito da atleta a melhor em campo em várias ocasiões, AM13 apoiou causas valiosas e ajudou a desenvolver ainda mais a modalidade. Em primeiro lugar, no próprio país.
Graças a ela e à equipe dos EUA, as jogadoras passaram a receber salários iguais aos dos homens em maio de 2022. Essa postura colocou Alex na lista da revista Time das 100 pessoas mais influentes do planeta em 2019 e deu credibilidade à causa, que foi validada pela federação americana.
"Sempre dei tudo de mim para o esporte, para o desenvolvimento do esporte feminino, porque nós merecemos (...)", lembrou Morgan, em lágrimas, no vídeo publicado."Minha filha recentemente me disse que queria ser jogadora de futebol quando crescesse e isso me deixou orgulhosa porque, agora, as meninas também podem sonhar em seguir esse caminho. O impacto que tivemos na próxima geração é incrível. Tenho orgulho de ter liderado a luta para que isso acontecesse."
Com o status de ícone, dentro e fora de campo, a co-capitã da seleção estadunidense foi escolhida em 2015 para ser a capa do FIFA 16 e garantir a entrada das equipes femininas no jogo de videogame. Ela será lembrada por muito tempo.
Uma estrela do futebol
Alex Morgan é um nome conhecido graças ao grande desempenho em campo. Seja nos EUA, na França ou na Inglaterra, a jogadora se destacou em vários contextos, confirmando o status de uma das maiores atacantes do futebol feminino. Orgulhosa da trajetória extraordinária, ela deixa o esporte como uma lenda.
O prestígio da atleta é tão grande que, quando chegou ao Lyon em 2016, conquistou os corações dos torcedores e ganhou o apelido de "David Beckham das mulheres".
Morgan acumulou uma série de troféus desde o início da carreira, em 2010. As conquistas incluem duas Copas do Mundo, uma medalha de ouro olímpica, uma Liga dos Campeões e três Campeonatos Femininos da Concacaf. A longa lista ratifica a jogadora excepcional que a atacante foi.
Alex Morgan se despediu do futebol na partida do San Diego Wave contra o North Carolina Courage, no domingo, pela NWSL, a liga dos EUA. O futebol feminino perderá para sempre uma de suas estrelas mais brilhantes, mas a influência de Alex Morgan em todo o mundo jamais será esquecida.