Cinco times da Série A do Brasileirão já demitiram seus treinadores em 2024
Times como Juventude e São Paulo trocaram de técnico em 2024, mas a mudança aconteceu antes das estreias oficiais na temporada. A dupla, portanto, não entra nesta lista.
A alteração de gaúchos e paulistas teve relação direta com a ida de Dorival Júnior para a Seleção Brasileira. O Tricolor tirou Thiago Carpini do Juventude, que contratou Roger Machado.
Os campeonatos estaduais, mesmo dentro de um período de adaptação para os elencos, não perdoam trabalhos medianos. Um mau desempenho no torneio regional já faz qualquer técnico balançar antes de uma definitiva queda, que aconteceu com os listados abaixo.
Atlético-MG
O Galo foi o último time a mostrar que a temporada será, possivelmente, de muitas trocas no comando. Luiz Felipe Scolari, apesar de ter levado o clube ao terceiro lugar no Brasileirão de 2023 e de garanti-lo na final do Campeonato Mineiro, não conseguiu fazer as peças renderem o esperado em 2024.
Os altos e baixos no Estadual, aliados a atrito com torcida e diretoria, cozinharam a presença de Felipão, que deixou o comando do clube nesta quarta-feira (20). O clube alvinegro procura por um novo nome, com o argentino Gabriel Milito sendo o favorito para ocupar o cargo.
Athletico-PR
O Furacão não teve muita paciência com o colombiano Juan Carlos Osorio, que se despediu sem entender o que o fez perder o emprego após apenas 12 jogos. Neste período, sofreu apenas uma derrota e teve aproveitamento de 69%. Ele foi demitido justamente após o primeiro revés, por 1 a 0, fora de casa, para o Londrina, pelo Campeonato Paranaense.
Para seu lugar, a diretoria trouxe Cuca, um velho conhecido da torcida, que enfrentou rejeição antes mesmo de ser apresentado, em virtude do seu nome ser envolvido em acusação de estupro, quando ainda era jogador do Grêmio, em 1987. O incidente fez o treinador durar apenas duas partidas no comando do Corinthians, em 2023, quando também enfrentou grande resistência por parte da torcida alvinegra.
Botafogo
O Botafogo também entrou na lista de clubes que mudaram seus treinadores em 2024. Tiago Nunes, contratado no final de 2023, foi demitido durante a disputa do Campeonato Carioca deste ano, quando deixou o clube fora da zona de classificação para as semifinais.
A oscilação durante o torneio o fez comandar o time em apenas 10 partidas em 2024. A última delas foi contra o Aurora, da Bolívia, fora de casa, em empate de 1 a 1 válido pela Pré-Libertadores.
Dias antes, uma polêmica entrevista depois de goleada de 4 a 2 sofrida para o Vasco fez sua situação se complicar quando afirmou que alguns jogadores estavam pedindo para não jogar. Fabio Matias assumiu interinamente, desde então, enquanto a diretoria do Glorioso segue buscando um substituto.
Nesta sexta-feira (22), Tiago Nunes foi anunciado como novo técnico da Universidad Católica, do Chile.
Corinthians
O Corinthians teve um começo de ano bastante desfavorável sob o comando de Mano Menezes, que tinha retornado ao clube em setembro de 2023. A sequência negativa com poucas semanas de trabalho já trouxe uma grande pressão para o treinador, que não resistiu aos seguidos resultados ruins.
Durante o Paulista, o Corinthians ficou cinco jogos sem vencer, com quatro derrotas seguidas. O clube chegou a estar na zona de rebaixamento do torneio.
A dificuldade diante de times de menor expressão e investimento trouxe uma situação insustentável para o comandante, que tinha contrato até 2025. Mano estava em sua terceira passagem pelo Timão. Ele foi substituído por António Oliveira, do Cuiabá.
Cuiabá
O Dourado foi a vítima pela crise de outros clubes. A intenção do time de mudar seu comando, neste começo de temporada, era zero. Mas a diretoria precisou se virar após a ida de António Oliveira para o Corinthians. O bom trabalho do treinador português no clube do Centro-Oeste em 2023 despertou atenção de grandes clubes do futebol brasileiro.
A chance de treinar uma equipe de ponta não foi desperdiçada pelo lusitano, que forçou o Cuiabá a ir atrás de um substituto. Luiz Fernando Lubel assumiu desde então, de forma interina, até que um nome definitivo seja confirmado pela diretoria.