Guia do Paulistão 2024: confira regulamento, favoritos e onde assistir
O Paulistão segue sendo o estadual com maior visibilidade e de nível técnico mais alto do Brasil. As finais estão marcadas para os dias 31 de março e 7 de abril.
Os 16 times participantes da edição de 2024 do Campeonato Paulista são: Água Santa, Botafogo, Corinthians, Guarani, Inter de Limeira, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Red Bull Bragantino, Santo André, Santos, São Bernardo e São Paulo.
Regulamento do Paulistão
O Paulistão de 2024 repete a fórmula de disputa dos anos anteriores. Na primeira fase, os 16 times jogam em turno único, enfrentando apenas adversários dos outros grupos.
Os dois melhores de cada chave se classificam para as quartas de final, que serão disputadas em jogo único na casa do time de melhor campanha (assim como a semifinal). Serão rebaixados os dois piores times da fase de grupos.
Grupos do Paulistão
Grupo A: Santos, Ituano, Santo André e Portuguesa
Grupo B: Palmeiras, Água Santa, Guarani e Ponte Preta
Grupo C: Corinthians, Red Bull Bragantino, Mirassol e Inter de Limeira
Grupo D: São Paulo, São Bernardo, Botafogo e Novorizontino
Favoritos do Paulistão
Atual bicampeão paulista e brasileiro, o Palmeiras segue como força dominante no cenário estadual e larga como grande favorito ao tricampeonato. O Alviverde não conquista três títulos seguidos desde a década de 30, quando ainda se chamava Palestra Itália.
O grande trunfo do Palmeiras é a manutenção do trabalho já muito consolidado e vencedor de Abel Ferreira. O português teve o seu contrato renovado até o fim de 2025. As principais chegadas foram as de Aníbal Moreno, Caio Paulista e Bruno Rodrigues. A saída mais sentida é a do atacante Artur.
Mais próximos de tentar quebrar a hegemonia verde estão São Paulo e Corinthians. O Tricolor vem de um 2023 em que quebrou o jejum de grandes títulos e venceu a Copa do Brasil, porém, terá de lidar com a saída de Dorival Júnior para a Seleção Brasileira. O novo comandante é justamente o vice-campeão paulista de 2023 com o Água Santa, Thiago Carpini.
Do lado do Parque São Jorge, o Paulistão é a primeira oportunidade de uma nova gestão do clube para levantar uma taça, algo que não acontece desde 2019. Para isso, Augusto Melo, novo presidente do Corinthians, tem adotado uma postura agressiva no mercado e já anunciou sete reforços.
Dois outros times correm por fora e vivem situações bem distintas: Red Bull Bragantino e Santos. O Massa Bruta quer finalmente uma boa campanha estadual depois de ótimas participações em competições nacionais e internacionais. A manutenção de Pedro Caixinha pode ajudar.
Já o Peixe, rebaixado no Brasileirão e fora da Copa do Brasil, tem no Paulista o seu principal objetivo para levantar a moral de um clube abalado. O time santista não supera a fase de grupos do estadual desde 2020.
Clássicos do Paulistão
28/1 (18h): Palmeiras x Santos - 3ª rodada
30/1 (19h30): Corinthians x São Paulo - 4ª rodada
7/2 (19h30): Santos x Corinthians - 6ª rodada
14/2 (19h30): São Paulo x Santos - 8ª rodada
18/2 (18h): Corinthians x Palmeiras - 9ª rodada
3/3 (20h): São Paulo x Palmeiras - 11ª rodada
Onde assistir ao Paulistão
O Paulistão de 2024 vai estar espalhado pela TV e pela internet mais uma vez. Na TV aberta, a transmissão fica novamente por conta da Record, com um jogo por rodada aos domingos, às 18h, e às quartas, às 21h35.
Na TV fechada, a emissora é a TNT, com jogos exclusivos todas as rodadas. As partidas da emissora também estarão disponíveis no HBO Max. Na internet, o YouTube aumentou a oferta de jogos gratuitos através da Cazé TV Serão ao menos duas partidas exibidas por rodada.
No pay-per-view, o Premiere deixa de exibir o torneio. Todos os jogos serão transmitidos pelo Paulistão Play, serviço de streaming da Federação Paulista. As únicas exceções são os duelos exclusivos da TNT.