Palmeiras dá o troco no Santos, vence no Allianz e é tricampeão paulista após 90 anos
Diante do seu torcedor e contra a parede, o Palmeiras não tinha outra alternativa a não ser pressionar o Santos desde os primeiros minutos em busca do resultado que lhe daria mais um título paulista.
Veja detalhes de Palmeiras 2 x 0 Santos
O controle da posse de bola era total do Verdão, que logo aos nove minutos poderia ter aberto o placar. Mayke disparou uma bomba e o veterano zagueiro Gil salvou em cima da linha. A resposta santista veio em finalização de Pituca, mas Weverton conseguiu fazer a defesa.
O goleiro palmeirense participaria do lance que abriu o placar para o Palmeiras. Um tiro de meta que procurava Endrick já no campo ofensivo. O artilheiro partiu em velocidade, aproveitando-se da bobeada de Felipe Jonatan. Indeciso, o goleiro João Paulo demorou para sair no lance e acabou derrubando Endrick dentro da área.
Inicialmente, o pênalti não foi assinalado. Mas o lance foi avaliado pelo VAR e o árbitro Raphael Claus apontou para a marca da cal. Endrick até chegou a pegar a bola, mas foi Raphael Veiga que cobrou a penalidade e abriu o placar no Allianz Parque.
Para soltar o grito
O Palmeiras poderia ter ido para os vestiários até mesmo com a vantagem ampliada, mas o resultado de 1 a 0 se manteve ao término do primeiro tempo. A etapa final iniciou-se de forma frenética. Aos seis minutos, o atacante Guilherme saiu cara a cara com Weverton e o goleiro palmeirense foi mais uma vez decisivo para impedir o gol do Peixe.
No minuto seguinte, o lateral Piquerez arriscou da intermediária e a bola passou próxima à trave do gol defendido por João Paulo. Aos 20 minutos, Endrick soltou o "uhhh" da galera ao arrematar um rebote e a bola bater na rede pelo lado de fora. O gol estava amadurecendo e veio no lance seguinte.
O jovem garoto palmeirense participou da jogada, roubando a bola de Hayner no meio e tocando para Flaco López. A bola foi invertida para Piquerez, e o lateral cruzou na medida para a ajeitada de Flaco López e a conclusão de Aníbal Moreno. O gol que colocou o Palmeiras à frente, invertendo a vantagem santista e sacramentando o tricampeonato paulista.
É o time da virada
O Verdão confirmou a fama recente de "time da virada" nas finais do Paulistão. Pelo terceiro ano consecutivo, o time comandadado pelo técnico Abel Ferreira perdeu o primeiro jogo da final e arrancou para a remontada na volta, atuando diante da sua torcida. Em 2022 e 2023, a taça foi celebrada com goleadas para cima de São Paulo e Água Santa, respectivamente.
O último troféu
O título também marcou o último de Endrick com a camisa do Palmeiras. O jovem atacante vai transferir-se para o Real Madrid no meio do ano, iniciando sua trajetória no futebol europeu. Ele teve papel fundamental na partida, sofrendo o pênalti que abriu o caminho do triunfo. No segundo tempo, após participar do lance do segundo gol, ele deixou o campo extasiado. Mas sua missão estava cumprida. Uma estrela que desponta. Eleito o craque do jogo e do campeonato.