Quais são os clubes com os maiores jejuns de títulos estaduais? Veja lista
Cobranças que podem ser aumentadas quando os clubes estão sem levantar o caneco há algum tempo. Mandar no "terreiro de casa" é sempre importante dentro de um futebol nacional extremamente competitivo.
O Flashscore traz uma lista dos clubes grandes de cada Estado que ostentam o maior jejum de conquistas nos principais campeonatos do país.
Veja abaixo:
Paulista
7 anos - O Santos não vence o Campeonato Paulista desde 2016, quando conquistou seu 22º título estadual ao bater o Audax na final. Em 2024, o Peixe quer evitar entrar no oitavo ano de fila.
O torneio estadual será uma das duas competições que o time terá na temporada, já que não disputará a Copa do Brasil e acabou rebaixado à Série B.
Nesses sete anos de seca, o Santos chegou às semifinais em duas ocasiões, mas jamais voltou à decisão do Paulistão.
Carioca
7 anos - O Vasco não conquista o Campeonato Carioca desde 2016, quando derrotou o Botafogo na decisão e conquistou o 24º Estadual de sua história. Inclusive, esse foi o último título do clube de São Januário.
Nesse período de seca, o Vasco acabou ficando com o vice-campeonato em 2018 e 2019, derrotado por Botafogo e Flamengo, respectivamente.
Mineiro
7 anos - Assim como Santos e Vasco, o América-MG não conquista o Estadual desde 2016. Naquela ocasião, o Coelho superou o Atlético-MG na final. É preciso destacar que o Galo vem dominando o torneio local desde 2020, com quatro títulos em sequêcia. O Cruzeiro não levanta o Campeonato Mineiro desde 2019.
Gaúcho
7 anos - Seguindo Santos, Vasco e América-MG, o Internacional está na fila do Gauchão desde 2016, quando conquistou o Estadual em final contra o Juventude. Desde 2018, o arquirrival Grêmio vem abocanhando todo os títulos do Gauchão, sendo que nas duas últimas temporadas o Colorado sequer chegou à final.
Paranaense
17 anos - O Paraná Clube conquistou pela última vez o Campeonato Paranaense em 2006. Neste ano, a equipe vai ampliar esse jejum para mais uma temporada, já que milita na segunda divisão local e não possui calendário nacional.
O Paraná não joga desde junho do ano passado, quando foi eliminado na primeira fase da 2ª divisão do Campeonato Paranaense. A equipe vive a expectativa de negociar a SAF para ressurgir no futebol.
Goiano
18 anos - O Vila Nova não conquista o Campeonato Goiano desde 2005, quando superou o Goiás na decisão. A última final da equipe foi em 2021, quando acabou surpreendida pelo Grêmio Anápolis.
Baiano
6 anos - Atual campeão brasileiro da Série B, o Vitória não conquista o Campeonato Baiano desde 2017, quando derrotou o arquirrival Bahia. No ano seguinte, o Tricolor de Aço deu o troco e, desde então, o Leão não voltou mais à final do torneio estadual.
Catarinense
5 anos - O Figueirense não conquista o Catarinense desde 2018, quando superou a Chapecoense na final. Desde então, o time nunca mais voltou a disputar uma final de Estadual, fato que se confunde com o momento de crise atravessado pelo clube.
Pernambucano
7 anos - A última conquista estadual do Santa Cruz foi em 2016, quando superou o rival Sport na final do Campeonato Pernambucano. O Santinha ainda voltou a disputar uma decisão em 2020, mas acabou perdendo a taça para o Salgueiro. Foi o primeiro e único título conquistado por uma equipe do interior de Pernambuco na história da competição.