Santos sofre, mas vence Portuguesa nos pênaltis e vai à semi do Paulistão após 5 anos
De volta à semi após cinco anos, o Santos vai enfrentar o Red Bull Bragantino, novamente em casa. A partida está prevista para 27 de março, com data e horário a serem confirmados pela Federação Paulista (FPF).
Confira a tabela completa do Paulistão
A Portuguesa se despede do Paulistão após sua primeira participação no mata-mata desde 2011. A Lusa segue sem chegar às semifinais neste século — a última vez foi em 1998.
Peixe prevalece nos pênaltis
Contestado por seu desempenho em pênaltis, João Paulo defendeu a segunda cobrança da Portuguesa, de Felipe Marques. Na batida seguinte da Lusa, Quintana chutou para fora e aproximou o Santos da semi. O Peixe foi perfeito na marca da cal, com Giuliano, Guilherme, Tomás Rincón e Jair Paula, e confirmou a vaga.
Lusa equilibra jogo
A Portuguesa surpreendeu e jogou de igual para igual com o Santos. Depois de se fechar no começo, a Lusa passou a chegar com perigo, sobretudo na bola aérea, com o zagueiro Quintana. Os lances acordaram o Peixe, que quase abriu o placar em uma falta de Otero de muito longe, no travessão.
O duelo seguiu bastante animado. Após Guilherme também levar perigo, a Portuguesa carimbou a trave de João Paulo em chute de Maceió. Um empate com gols teria refletido melhor o que foi o jogo na etapa inicial.
Otero expulso
O panorama se manteve após o intervalo. A Portuguesa não deixava de atacar, mas o Santos também assustava. Julio Furch quase marcou um belo gol ao cortar a marcação e chutar por cima. Na resposta, Giovanni Augusto e Henrique Dourado tiveram boas chances.
O jogo mudou de figura aos 28, quando Raphael Claus expulsou Otero por um pisão no pé de Giovanni Augusto. O cartão vermelho deixou o clima tenso na Vila Belmiro. O nervosismo se refletiu em campo, e o 0 a 0 se arrastou até o apito final.