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A dois anos da proibição, Premier League aumenta patrocínios de casas de apostas

O Aston Villa vai ser patrocinado pela Betano na nova temporada
O Aston Villa vai ser patrocinado pela Betano na nova temporadaAston Villa FC
O número de times da Premier League patrocinados por casas de apostas no peito da camisa aumentou para 11 esta semana, apesar do banimento previsto para entrar em vigor na temporada 2026/27.

O mais novo time a estampar uma empresa de apostas online no uniforme é o Bournemouth, que anunciou um acordo de dois anos com a bj88 na terça-feira (23).

A exemplo de Espanha, Itália, Holanda e Bélgica – países que já proíbem a prática –, os clubes ingleses decidiram em abril de 2023 restringir a presença de casas de apostas nas camisas dos times da Premier League, mas só a partir de agosto de 2026.

Na temporada passada, 8 dos 20 clubes da Premier League tinham tal tipo de patrocínio. O número já aumentou para 11, e pode chegar a 12 caso o Chelsea – único time que ainda não anunciou o patrocinador master para 2024/25 – vá pelo mesmo caminho.

No último ano, a torcida do Chelsea conseguiu barrar o acordo do clube londrino com uma empresa de cassino online.

Aston Villa, Bournemouth, Brentford, Crystal Palace, Everton, Fulham, Leicester, Nottingham Forest, Southampton, West Ham e Wolverhampton vão exibir a marca de uma empresa de jogos de azar na parte frontal de suas camisas na temporada que começa no mês que vem.

Apenas um clube das principais divisões da Inglaterra baniu completamente propagandas de apostas em seu estádio: o Luton.

Parte de uma associação anti-apostas no futebol, o clube disse que perdeu cerca de 3 milhões de libras por negar acordos com empresas do setor  e acabou rebaixado para a 2ª divisão na última temporada.

O Luton Town não conseguiu se manter na Premier League
O Luton Town não conseguiu se manter na Premier LeagueProfimedia

Novo código de conduta

Nesta quarta (24), a Premier League adotou um "código de conduta" para o patrocínio de casas de apostas no futebol inglês.

Segundo a liga, "o patrocínio de jogos de azar deve ser promovido e oferecido de forma socialmente responsável", com "mensagens educativas" incluídas em "todas as ações de marketing".

A Premier League também diz que passa a exigir que "a receita comercial obtida com o patrocínio de jogos de azar seja reinvestida em infraestrutura e programas que atendam aos torcedores e às comunidades".

Outro item do novo código é meio óbvio, mas explica que os patrocínios "não devem comprometer a integridade das competições".

Confira a tabela da nova temporada da Premier League