A jornada épica do Luton: o primeiro time a sair da 5ª divisão para a Premier League
Em 2014, os torcedores do clube da cidade que fica ao norte de Londres viram seu amado time subir da quinta divisão (National League) para a quarta divisão (League Two).
A National League é a primeira "non-league" da Inglaterra, na qual os times se dividem por região. Abaixo dela, os times já são amadores.
Mas nove anos depois, os torcedores do Luton estarão assistindo sua equipe jogar contra os melhores times da liga mais prestigiada do mundo.
Declínio e ascenção
A última vez que o Luton Town esteve na primeira divisão foi há 31 anos, tendo sido rebaixado na temporada 1991/92 - a última temporada pré-Premier League.
O pior período foi entre 2007 e 2009, quando problemas financeiros levaram a deduções de pontos (totalizando 30 pontos) e três rebaixamentos consecutivos.
No entanto, nos últimos anos, houve uma ascensão impressionante. Os Hatters se tornaram o primeiro clube na história a cair da principal liga inglesa para a quinta divisão e conseguir retornar à elite.
Ninguém nunca havia conquistado uma promoção da quinta para a primeira divisão tão rapidamente. O Wimbledon levou nove temporadas para alcançar o mesmo feito (1977-1986, também antes da era Premier League)
O Luton conseguiu garantir a promoção da quarta para a terceira divisão em 2018, e na temporada seguinte, como estreante, eles chegaram à Segundona (The Championship).
Em sua primeira temporada na Championship, eles terminaram em 19º lugar, depois em 12º e, finalmente, na sexta posição, chegando aos playoffs no ano passado, mas foram eliminados pelo Huddersfield.
Nesta temporada, a redenção. Nas semifinais, eles primeiro eliminaram o Sunderland. Apesar de perderem por 1 a 2 fora de casa, venceram por 2 a 0 em casa, e na final no histórico Estádio de Wembley, derrotaram o Coventry nos pênaltis.
Campo para cachorro
O campo de treinamento do Luton também era usado para treinar cães, e ao lado havia duas instalações móveis, onde ficavam os vestiários. Quando vi isso, eu disse a mim mesmo: "Bem, isso é algo diferente", disse o jogador Ruddock-Mpanzu, que chegou para reforçar o time em 2013 depois de duas temporadas no West Ham, mas não conseguiu se destacar no time principal.
Inicialmente, ele foi emprestado por um ano, e após a primeira promoção, ele voltou em definitivo e permanece no time até hoje. Nascido em Hendon, representando a República Democrática do Congo, ele se tornou o primeiro jogador na história britânica a ser promovido com uma única equipe da quarta, terceira, segunda e também primeira divisão.
Estádio de quinta divisão
O estádio Kenilworth Road é a casa do clube desde 1905, mas, não atende aos requisitos da Premier League. Há vários anos se fala em sua modernização, mas a pandemia interrompeu os planos.
Ele tem uma capacidade de pouco mais de 10 mil espectadores, que poderia ser aumentada para até 23 mil - isto não será, porém, uma realidade tão em breve. Após a promoção, a diretoria investiu imediatamente dez milhões para resolver os principais problemas, sem os quais a segunda divisão simplesmente não poderia ser disputada lá.
A reforma inclui instalações para a imprensa, câmeras e o sistema VAR. Um estádio tão acanhado quanto o Kenilworth Road nunca recebeu um jogo da Premier League, e o clube ainda não sabe qual o plano para a próxima temporada.
Eles conseguiram o técnico de seu maior rival
O atual treinador, Rob Edwards, começou a temporada 2022/23 como treinador do Watford, o arquirrival.
No entanto, ele foi demitido de lá e, em 10 de novembro, após a saída do então treinador Nathan Jones, assumiu seu lugar.
Após um começo difícil, seu time engatou uma série de 14 jogos invictos até o final da atual temporada. Eles foram derrotados apenas pelo Sunderland no primeiro jogo das semifinais.
Jogadores de alguel
O Luton adquiriu a maioria esmagadora do seu elenco atual de forma gratuita ou por empréstimo. Apenas três equipes têm um orçamento menor na liga. Curiosamente, o Coventry tinha um orçamento ainda menor.
O elenco do time não tem estrelas, obviamente. Tom Lockyer representou o País de Gales na Euro. Cauley Woodrow e Henri Lansbury foram jogadores promissores de Fulham e Arsenal, respectivamente, mas nenhum deles cumpriu seu potencial.
Reece Burke, por outro lado, é do West Ham. Marvelous Nakamba está emprestado junto ao Aston Villa. O goleiro durante a temporada foi Ethan Horvath, emprestado junto ao Nottingham, e o artilheiro do time na temporada foi Carlton Morris, com vinte gols.
No entanto, ao subir para a Premier League, o Luton recebeu impressionantes US$ 265 milhões. Há um ano, o Nottingham basicamente reconstruiu toda a sua equipe com o dinheiro do acesso.
Dá para se manter na Premier League?
No papel, a Premier League não vê uma equipe tão fraca há muito tempo. A última equipe com qualidade parecida de elenco foi o Derby, que conquistou apenas onze pontos e registrou apenas uma única vitória na temporada 2007/08 - e, claro, caiu para a Segundona.
Portanto, para se manter no topo, os Hatters vão ter que continuar a épica jornada que começou em 2014.