Após 25 anos, Gary Lineker deixará de apresentar programa de futebol mais antigo do mundo
Hoje com 63 anos, Lineker assumiu o programa em 1999, pouco depois de pendurar as chuteiras, e apareceu semanalmente na casa dos telespectadores ingleses por 25 temporadas.
"Queremos agradecê-lo por tudo o que ele fez pelo programa, que continua atraindo milhões de telespectadores a cada semana", disse a BBC.
De acordo com o jornal The Sun, Lineker continuará na BBC até a Copa do Mundo de 2026, mas não mais apresentará o Match of the Day.
Ele segue como uma das estrelas mais bem pagas da emissora, recebendo mais de 1,3 milhão de libras por ano.
Programa na história do futebol
O Match of the Day (MOTD) é um dos programas mais antigos da BBC, a primeira emissora de TV do planeta.
O show está no ar desde 22 de agosto de 1964 – quando ainda era preto e branco – e entrou para o Guinness Book “como o programa de televisão sobre futebol mais antigo do mundo ainda no ar”.
O MOTD é transmitido todo sábado à noite e mostra o resumo dos jogos mais importantes do dia. Em 2004, a BBC passou também a transmitir o Match of the Day 2, com as partidas do domingo.
A primeira partida a aparecer no programa foi um Liverpool x Arsenal, pelo Campeonato Inglês.
No início, alguns clubes não receberam o MOTD com bons olhos, já que ficaram com medo de perder espectadores em seus estádios. A BBC e os clubes eventualmente concordaram que o programa não anunciaria com antecedência quais melhores momentos seriam mostrados na TV.
A música-tema do programa também é uma instituição na Inglaterra, e foi escolhida em 2010 como a vinheta mais famosa do país.
Além de mais longevo de todos, Gary Lineker é apenas um dos cinco apresentadores que o MOTD já teve em sua história.
"O Match of the Day tem sido uma grande parte da minha vida desde sempre, eu assistia quando era criança", afirmou Lineker.
Ex-jogador da seleção da Inglaterra e clubes como Leicester, Everton, Tottenham Hotspur e Barcelona, Lineker marcou também uma geração na televisão. "É o fim de uma era", concluiu a BBC.