Arsenal vence Brighton fora de casa, volta ao topo da Premier League e "seca" Liverpool
Antes de a bola rolar, o Arsenal estava em terceiro lugar, uma vez que o Manchester City derrotou o Crystal Palace por 4 a 2 fora de casa. Mas a vitória era chave para o time comandado por Mikel Arteta, que correu atrás do resultado diante de um brioso, mas pouco inspirado Brighton.
Confira a classificação atualizada da Premier League
Pela Premier League, em 2024, o Arsenal segue imbatível. A equipe registra 10 vitórias e apenas um único empate desde janeiro em compromissos pelo Campeonato Inglês.
A única derrota do time no ano foi na Champions League, no jogo de ida das oitavas de final contra o Porto, quando os Gunners foram superados em Portugal por 1 a 0.
Veja detalhes de Brighton 0 x 3 Arsenal
O Brighton, por sua vez, caiu uma posição na tabela de classificação, e agora é o 10º colocado, com 43 pontos. A equipe completou o terceiro jogo sem vitórias na Premier League, com duas derrotas e um empate nessa sequência.
Jesus participativo e Saka não perdoa
O técnico Arteta novamente optou pela entrada de Gabriel Jesus como titular. E a presença do 9 deu trabalho ao sistema defensivo do Brighton. Aos 30 minutos do primeiro tempo, o brasileiro sofreu falta dentro da área e a arbitragem assinalou pênalti.
Saka assumiu a responsabilidade na marca da cal e não desapontou. Cobrou com categoria e estufou as redes de Verbruggen, colocando o time visitante à frente no marcador.
O jovem inglês já marcou 14 gols em 29 partidas na Premier League nesta temporada, igualando seu recorde em uma única campanha do torneio nacional, quando balançou as redes 14 vezes em 38 jogos na temporada 2022/23.
Dobradinha ex-Chelsea amplia o marcador
Em um segundo tempo nervoso, o Brighton buscou a reação, mas o time visitante foi sagaz para aproveitar os espaços e ampliar sua vantagem. Aos 16 minutos da etapa final, Odegaard deu grande passe para Jorginho.
O ítalo-brasileiro encontrou espaço no canto direito da área e cruzou rasteiro para o gol de Havertz. Uma dobradinha ex-Chelsea que tem dado bastante certo nesta reta final pesada que o Arsenal vem enfrentando.
A lei do ex
E ainda houve tempo para que Trossard, que havia entrado no segundo tempo, fizesse o terceiro gol, fechando a conta diante de seu ex-clube. Aos 40 minutos, ele foi acionado por Havertz, partiu em velocidade e, cara a cara com o goleiro, não se intimidou, finalizando de cavadinha.
Uma grande vitória do Arsenal que, mais uma vez, passou com sua defesa ilesa em uma partida da Premier League. Os Gunners sofreram apenas 24 gols em 32 jogos no Campeonato Inglês, ostentando a melhor defesa do torneio nacional.
Próximos jogos
O Arsenal dá uma pausa na disputa pelo título da Premier League para enfrentar o Bayern de Munique na terça-feira (9), no Emirates Stadium, em Londres, às 16h (de Brasília), pelo jogo de ida das quartas de final da Champions League.
No domingo (14), os Gunners voltam à caçada pela taça do Inglês recebendo o Aston Villa, às 12h30 (de Brasília), pela 33ª rodada.
Pela mesma jornada da Premier League, o Brighton joga fora de casa contra o Burnley, no sábado (13), às 11h (de Brasília).