Arsenal vence o Burnley e assume a vice-liderança da Premier League
O triunfo coloca o Arsenal na vice-liderança, à frente do rival Tottenham, e na cola do Manchester City, que joga no domingo contra o Chelsea. O Liverpool é uma ameaça e ainda pode tirar o 2º lugar dos Gunners ao fim da rodada. No próximo desafio, em dia 25 de novembro, o Arsenal visita o Brentford.
Veja a classificação atualizada da Premier League
O Burnley, apesar da luta, emendou a sua 6ª derrota seguida em todas as competições. A equipe do noroeste da Inglaterra segue afundada na zona de rebaixamento e só somou 4 pontos em 36 disputados.
Ataque contra defesa
Contra um dos favoritos ao título, o Burnley fez a escolha óbvia de se fechar, encurtar as linhas e tentar resistir no Emirates. A ideia deu certo por quase toda a primeira etapa, apesar dos sustos. O goleiro James Trafford apareceu bem em alguns momentos, o principal deles na finalização no ângulo de Bukayo Saka, defendida pelo jovem arqueiro.
A insistência foi tamanha que antes do intervalo o Arsenal conseguiu o gol. Depois de girar muito em volta da área, Oleksandr Zinchenko cruzou na cabeça de Saka, que ajeitou para Leandro Trossard. O atacante belga dividiu com o goleiro e a trave, mas conseguiu estufar a rede. Ele precisou ser atendido pelo impacto que sofreu na dividida.
Susto e resposta imediata
Logo na volta para o segundo tempo, o Burnley de Vincent Kompany foi mais ousado e, em uma espetada, conseguiu o empate. Josh Brownhill arriscou e contou com o desvio no zagueiro brasileiro Gabriel Magalhães para deixar tudo igual.
Mas, antes que qualquer clima de tensão tomasse o norte de Londres, a equipe de Mikel Arteta voltou a se colocar à frente no placar. Na cobrança de escanteio de Trossard, William Saliba ganhou outra dividida do goleiro no alto e fez 2 a 1. Minutos depois, Zinchenko acertou um sem-pulo para dar tranquilidade ao torcedor do Arsenal e fechar a vitória.