Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Athletic Bilbao é o time mais "vertical" nas cinco principais ligas da Europa

CIES Football Observatory, Pat Dempsey
O Athletic Bilbao registrou a maior porcentagem de corridas de alta intensidade por tempo de posse de bola entre as cinco principais ligas
O Athletic Bilbao registrou a maior porcentagem de corridas de alta intensidade por tempo de posse de bola entre as cinco principais ligasProfimedia
Os dados compilados pela SkillCorner e apresentados pelo Observatório de Futebol do CIES esclarecem quais são os clubes de futebol mais verticais e horizontais em seus estilos de ataque na Europa.

O CIES Football Observatory analisou os estilos de ataque das equipes em 23 ligas de todo o mundo com base em dados relacionados à frequência das corridas de alta intensidade dos jogadores, produzidos exclusivamente pela SkillCorner.

As tecnologias pioneiras de rastreamento da SkillCorner usam transmissões e vídeos táticos para fornecer dados físicos e contextuais de mais de 60 ligas e competições de futebol em todo o mundo.

Para fins de análise, o SkillCorner define uma corrida de alta intensidade (CI) como uma corrida acima de 20 km/h por pelo menos 0,7 segundos.

A análise nos permite avaliar quais clubes tendem a avançar rapidamente, ou mais verticalmente, enquanto estão com a posse de bola, em comparação com aqueles que tendem a gastar tempo construindo mais horizontalmente.

Obviamente, deve-se observar aqui que a frequência de corridas de alta intensidade não é a única métrica para medir a "verticalidade" no futebol. A frequência e/ou a trajetória das bolas longas, por exemplo, é outra medida usada com frequência. No entanto, a análise a seguir lança uma luz fascinante sobre como os diferentes clubes abordam e usam a posse de bola nas principais ligas da Europa.

Verticalidade

Em termos de verticalidade, o Athletic Bilbao, da LaLiga, lidera a análise das "cinco grandes" ligas europeias, registrando 11% mais HIR (corridas de alta intensidade) do que o esperado (por tempo de posse).

Eles são seguidos de perto pelo Lens (10,1%), Mônaco (9,8%), Leeds United (9,6%) e Empoli (9,5%). 

Com níveis igualmente altos, os classificados para a Liga dos Campeões Newcastle United (8,5%) e Borussia Dortmund (6%) demonstram que também é possível obter resultados de alto nível nas principais ligas da Europa com um estilo de ataque mais vertical.

Horizontalidade

No outro extremo do espectro estão os clubes que registram muito menos HIR por posse de bola (em seu extremo, indicado por uma grande porcentagem negativa de HIR em comparação com o valor esperado).

Normalmente, essa extremidade dos dados é preenchida por clubes que dominam sua liga e, portanto, muitas vezes também a posse de bola. Equipes como o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia (-12,1%), o Paris Saint-Germain, campeão da Ligue 1 (-10,9%), ou o Manchester City, campeão da Premier League (-8,2%) são, sem surpresa, equipes que gastam mais tempo na construção horizontal do que seus rivais, em parte devido ao seu domínio relativo da bola.

Um membro mais inesperado da categoria horizontal é o Crystal Palace: eles têm a menor frequência de HIR por posse de bola entre as "cinco grandes" ligas europeias, com -16,3% do valor esperado.

O Freiburg da Bundesliga (-16%) e o Brentford da Premier League (-12%) completam as três equipes menos verticais das "cinco grandes" ligas com relação a essa métrica.

O Crystal Palace é o
O Crystal Palace é o Reuters

Liderando as ligas HIR

A Grã-Bretanha, há muito tempo, tem a reputação de ter um futebol rápido e de alta intensidade, portanto, não é de surpreender que a Premier League esteja no topo da análise do SkillCorner com o maior número de corridas de alta intensidade por minuto de posse de bola (0,923) de todas as ligas analisadas.

A Scottish Premiership ficou em quarto lugar, com 0,871 HIRs por minuto, enquanto a English Championship ficou em quinto lugar nos dados, com uma frequência de 0,867.

Mais surpreendente foi a frequência registrada pela Czech Premier League, que ficou em segundo lugar entre as ligas analisadas, com 0,889 HIR por minuto. A Superliga Suíça foi a outra competição entre as cinco primeiras nessa métrica, com 0,873.

Você pode ler o relatório do CIES Football Observatory e visualizar os resultados em uma tabela interativa aqui.

O CIES Football Observatory é um grupo de pesquisa do International Centre for Sports Studies (CIES), um think tank independente com sede em Neuchatel (Suíça). O CIES Football Observatory é especializado na análise estatística do futebol.