Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Brasileirão e Ligue 1 superam gastos da Premier League na janela de transferências

John Textor foi o peso da balança na Ligue 1 e na Série A
John Textor foi o peso da balança na Ligue 1 e na Série AVítor Silva/Botafogo
Ao desembolsar 190 milhões de euros na janela de transferências que fechou na quinta-feira (1º), a liga francesa superou os gastos dos clubes ingleses. O Brasileirão, cujo mercado segue aberto, também investiu mais que a Premier League.

Com apenas 119 milhões de euros investidos nesta janela do início de 2024, a Premier League - liga mais rica da Europa - ficou muito abaixo dos 842 milhões gastos em janeiro passado.

Além da liga francesa, os ingleses foram superados também pelos times brasileiros, com a Série A gastando até aqui 147 milhões de euros.

O Brasileirão também foi a liga que mais ganhou dinheiro com venda de atletas em todo o mundo na janela: 195,93 milhões de euros.

Luiz Henrique (Botafogo) é o reforço mais caro do futebol brasileiro
Luiz Henrique (Botafogo) é o reforço mais caro do futebol brasileiroTwitter/John Textor

John Textor aquece o mercado

O recorde de gastos da Ligue 1 foi alavancado pelo Lyon, time de John Textor, que investiu 50 milhões de euros e foi o clube mais mão aberta da janela na Europa.

O bicampeão francês Paris Saint-Germain foi o segundo francês que mais gastou (40 milhões), seguido de Rennes (26 milhões) e Olympique de Marselha (22 milhões).

A Arábia Saudita, grande player nas últimas janelas, foi só a 15ª liga mais gastadora em janeiro (23 milhões de euros). A quota de oito atletas estrangeiros por clube quase cheia nos times da Saudi League impediu mais investimentos neste início de ano.

O mercado continuará aberto no Brasil até março, e também em países como Áustria, Hungria, Polônia, Romênia, Rússia, Suíça, Sérvia, Turquia, Ucrânia, Argentina e China.

Receitas na janela internacional do início de 2024

1) Ligue 1: 190,93 milhões

2) Brasileirão: 147 milhões

3) Premier League: 119,82 milhões

4) Serie A italiana: 101,25 milhões

5) Bundesliga: 82,5 milhões

6) LaLiga: 81,25 milhões