City arranca no segundo tempo, vira pra cima do Palace e cola no líder Liverpool
O resultado faz o City somar 25 jogos de invencibilidade e ganhar uma posição para assumir a vice-liderança, com 70 pontos, empatando com o líder Liverpool, que leva a melhor no saldo de gols. O Palace, com apenas uma vitória nos últimos nove jogos, é o 14° colocado, com 30 pontos, com a zona de rebaixamento não estando tão distante assim.
O Liverpool entra em campo neste domingo, fora de casa, contra o Manchester United, com o City torcendo pelos seus rivais locais para aumentar as chances de título, faltando seis rodadas para o fim da Premier League.
Força parcial
A sequência de jogos nesta reta final de temporada fez Guardiola voltou a preservar algumas peças. O meia De Bruyne e o atacante Haaland, que ficaram no banco de reservas na última rodada, começaram jogando.
A dupla teve atuação decisiva no segundo tempo, com o belga tendo papel de destaque com dois gols e uma assistência. Na atual temporada, são apenas 16 presenças de De Bruyne, que mostra sua qualidade com quatro gols e 14 assistências. Já Haaland marcou depois de "seca" de seis jogos.
O meia Bernardo Silva e o atacante Phil Foden foram os preservados da vez.
Confira a classificação atualizada da Premier League
O City teve mais dificuldade no primeiro tempo, precisando mostrar poder de reação para se recuperar na etapa final, quando deslanchou para confirmar três pontos.
Na terça-feira (9), o City visita o Real Madrid, no jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões. Pela Premier League, a equipe volta a jogar em casa, contra o Luton, no sábado (13). O Palace tem o Liverpool como próximo adversário no domingo (14), fora de casa.
Favoritos pressionados
O jogo ganhou seu primeiro contorno de emoção com apenas três minutos. Stones forçou um passe no meio-campo, dando origem a um fulminante contra-ataque do Palace.
Foram precisos três toques para a bola chegar no pé de Mateta, que arrancou e tocou na saída de Ortega para abrir o placar, para desespero de Guardiola.
Veja os detalhes de Crystal Palace x Manchester City
A pressão do City seria inevitável, surtindo efeito aos 13 minutos com De Bruyne. O belga acertou um chute no ângulo de Henderson, um golaço sem defesa para deixar tudo igual e receber beijos do seu treinador vindo do banco de reservas.
O City não teve vida fácil após seu gol, tendo dificuldades na sua construção diante de um Palace que conseguia controlar o jogo e ser pouco ameaçado.
Finalmente, o atropelo
A tendência era de peças importantes, como Foden e Bernardo Silva, serem acionadas no segundo tempo.
A única mudança de Guardiola no intervalo veio na parte defensiva. O City mal teve tempo de se sentir pressionado quando Lewis virou o placar logo aos 2 minutos, fazendo seus torcedores respirarem aliviados.
O Palace não foi o mesmo no segundo tempo, tendo pela frente um City mais consistente na sua parte defensiva e fatal no ataque. Com mais liberdade para chegar ao gol adversário, o time visitante marcou o terceiro com Haaland, que anotou seu 19° gol na atual temporada da Premier League.
De Bruyne aproveitou os espaços para fazer seu segundo gol na partida. A confortável vantagem no placar fez Guardiola mexer no time para já começar a pensar no Real Madrid, no duelo mais esperado das quartas de final da Champions.