City vence o Brighton, encerra "mini" jejum e assume ponta provisória do Inglês
Com o resultado, o Manchester City quebrou a sequência de duas derrotas seguidas na Premier League, algo raríssimo na trajetória de Pep Guardiola à frente dos Citizens.
Veja como foi Manchester City 2 x 1 Brighton
A Data FIFA serviu para ajustar a casa do lado azul de Manchester. Um triunfo que coloca o City na liderança provisória da Premier League, com 21 pontos, um a mais que Liverpool, Tottenham e Arsenal, esses dois últimos que ainda jogam na rodada.
O Brighton segue em sua caminhada oscilante na atual temporada. O time comandado pelo técnico Roberto De Zerbi completou o quinto jogo sem vitória em todos os torneios, com três derrotas e dois empates. São três jogos sem vencer na Premier League.
O Brighton é o sétimo colocado na tabela com 16 pontos.
Primeiro tempo fulminante
O Manchester City controlou as ações desde o primeiro minuto e fez um jogo tranquilo, estabelecendo sua força diante de um Brighton inconstante.
Obviamente, as coisas ficaram mais fáceis quando Julián Álvarez abriu o placar logo aos seis minutos. Um passe de Doku, jogando bem espetado pela ponta esquerda, e a conclusão do atacante argentino.
Haaland encerra a seca
Haaland não marcava há três jogos, mas fez as pazes com as redes neste sábado (21). Com dificuldades para sair jogando, o Brighton acabou vacilando em uma cobrança de lateral e deu campo para os Citizens.
Bernardo Silva pressionou Baleba e Haaland ficou com a sobra. Aos 18 minutos, o goleador norueguês mandou de pé esquerdo, estufando as redes de Steele.
Ansu Fati marca, mas City segura a vitória
O City continuou mais inteiro no jogo, apesar das oportunidades claras terem diminuído na etapa final. O Brighton, por sua vez, conseguiu impor dificuldades ao goleiro Ortega, titular no lugar de Ederson.
A melhor chance do time visitante veio com Mitoma após passe em profundidade de Ansu Fati. Mas o arqueiro do Manchester City cresceu para cima do adversário, impedindo um gol que parecia claro. Na sequência, o japonês ainda assustou com uma cabeçada perigosa.
Mas o Brighton conseguiu, ao menos, manter sua sequência de jogos seguidos indo às redes na Premier League. Aos 27 minutos, o time visitante puxou o contra-ataque com Mitoma. O japonês cruzou para a área, Akanji afastou mal e Ansu Fati aproveitou, balançando as redes.
O Brighton completou 25 jogos seguidos marcando ao menos um gol na Premier League. Mas o resultado pretendido, que era a vitória, acabou não vindo, mais uma vez, para as Gaivotas, que ainda perderam Solly March por lesão e ficaram com um jogador a mais nos acréscimos após a expulsão de Akanji.
Próximos desafios
O City volta a campo na quarta-feira (25), quando joga fora de casa contra o Young Boys, da Suíça, às 16h (de Brasília), pela terceira rodada da fase de grupos da Champions League.
Pela Premier League, o próximo desafio do City será simplesmente o clássico contra o United, no próximo domingo (29), em Old Trafford.
O Brighton joga na quinta-feira (26), contra o Ajax, em casa, às 16h (de Brasília), pela terceira rodada da fase de grupos da Liga Europa.
Já pela Premier League, o Brighton joga no domingo (29), contra o Fulham, em casa, às 11h (de Brasília).