Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Clássico de Soweto: conheça a incrível história do dérbi do futebol sul-africano

Miroslav Šifta
O som incessante das vuvuzelas acompanha todos os clássicos em Johanesburgo
O som incessante das vuvuzelas acompanha todos os clássicos em JohanesburgoProfimedia
Sede da Copa de 2010, a África do Sul não tem uma liga de futebol doméstica muito forte, mas o país também tem clássico – e o dérbi de Soweto é a melhor prova disso.

Embora os sul-africanos sejam os atuais campeões mundiais de rúgbi, o futebol é o esporte mais popular no país. Ambos os esportes chegaram ao país com os colonizadores britânicos no final do século XIX.

E se o rúgbi permaneceu popular na sociedade predominantemente de descendência europeia, o futebol, por outro lado, conquistou a maioria da população africana local.

Casa dos 3 maiores clubes do país, Joanesburgo e Pretória ficam a apenas 60 km de distância uma da outra
Casa dos 3 maiores clubes do país, Joanesburgo e Pretória ficam a apenas 60 km de distância uma da outraP3K / Google Maps

A primeira liga de futebol local, no entanto, incluía apenas jogadores brancos. Outras culturas e raças do país tiveram de fundar suas associações paralelas.

Em 1953, a África do Sul se tornou uma das primeiras nações do continente a obter um assento na FIFA e um dos quatro membros fundadores da Confederação Africana de Futebol (CAF), em 1956, junto com havia a Etiópia, o Egito e o Sudão.

Origens controversas

Um ano depois, a CAF organizou a primeira Copa das Nações Africanas. No entanto, a seleção sul-africana foi desqualificada porque o apartheid no país proibia equipes esportivas com mistura de raças. Assim, a única opção era enviar uma equipe só de brancos ou só de negros para o torneio. A CAF se opôs a isso e não permitiu que o país participasse da primeira CAN.

Após o fim do apartheid, a África do Sul finalmente venceu sua primeira CAN em 1996. Em 2010, a África do Sul se tornou o primeiro país da África a sediar a Copa do Mundo.

O clássico de Soweto

O clube sul-africano mais bem-sucedido é o Mamelodi Sundowns, do subúrbio da capital Pretória. O time conquistou 13 títulos na liga sul-africana moderna (desde 1996). Seus principais rivais são dois clubes do subúrbio de Soweto, em Johanesburgo, a maior cidade do país.

Um deles é o Orlando Pirates, um dos mais antigos do país. Fundado em 1937 por um grupo de adolescentes em Orlando, subúrbio de Soweto, o clube formou um jogador chamado Kaizer Motaung, que criaria mais tarde um dos rivais dos Pirates.

Motaung realmente se mudou para os Estados Unidos, onde ajudou o Atlanta Chiefs a conquistar o título em sua primeira temporada na liga norte-americana.

Quando voltou para casa em 1970, Motaung se desentendeu com a diretoria de sua antigo time e decidiu fundar seu próprio clube. Ele o batizou, em parte, em homenagem a si mesmo e, em parte, em homenagem à equipe que defendeu nos EUA: nasceu assim o Kaizer Chiefs.

Atualmente, Motaung é o presidente do clube laranja.

A tabela da Premier League da África do Sul
A tabela da Premier League da África do SulFlashscore

Os times de Soweto não andam em boa fase no futebol sul-africano. Os Pirates conquistaram seu último título em 2012 e os Chiefs três anos depois. Nesta temporada, os rivais estão bem próximos na tabela, mas longe do líder Memelodi Sundowns.

O Orlando venceu o primeiro clássico de Soweto da temporada. A revanche será neste sábado (9), às 10h30 (de Brasília).

Siga Orlando Pirates x Kaizer Chiefs em tempo real