Clube dinamarquês vende adolescente ao Newcastle em transferência recorde
O talento do jogador chamou atenção, que resultou em uma venda recorde para o OB. O Newcastle, clube da Premier League, adquiriu o gambiano, anunciou o clube nórdico em seu site. O clube escreve que essa é "a maior transferência da história do clube".
"O OB tem sido uma parte importante do desenvolvimento de Yankuba, e todos no clube devem se orgulhar disso. Agora estamos vendendo um jogador que poucos conheciam quando a temporada começou para um dos clubes mais bem-sucedidos do mundo, o que diz muito sobre o trabalho que foi feito dentro e fora do campo para tornar isso possível", diz Björn Wesström, diretor de futebol do clube, no site do clube.
Minteh esteve em teste no OB em 2021 e 2022 e, no verão passado, assinou um contrato profissional. No entanto, ele rapidamente mostrou sinais que lhe renderam minutos na liga, e o Newcastle agora recompensou isso com um contrato para o atacante africano.
"Ele se desenvolveu no clube, passando de um jogador com qualidades empolgantes para alguém que tem qualidades decisivas. Essas competências, juntamente com sua enorme paixão pelo futebol, é o que me faz acreditar que ele pode se adaptar ao próximo nível, apesar dos desafios que agora estão à sua frente", diz Björn Wessström.
Minteh também passou por alguns momentos difíceis no início deste ano, quando foi retirado da equipe após violar as regras internas da equipe.
Ao mesmo tempo, alguns torcedores se ofenderam e o abordaram na rua. Isso resultou em um curto período de licença médica para Minteh. Mas agora tudo está esquecido.
"Estou muito feliz por ter essa oportunidade. Todo jogador sonha em jogar em uma liga tão grande. É um ano fantástico para mim, em que comecei a jogar na liga sub-19, subi rapidamente e fiz minha estreia no time principal. Tem sido muito bom estar aqui e tenho de agradecer a muitas pessoas por tornarem isso possível", diz Yankuba Minteh.
Durante sua passagem pelo OB, ele disputou 17 jogos da Superliga, marcando quatro gols e dando quatro assistências, criando muitas chances e provando ser um dos jogadores mais rápidos da liga, com uma velocidade máxima de 36,3 km/h.
No Twitter, o jornalista Fabrizio Romano informa que a taxa de transferência está na casa dos 60 milhões de euros.