Conheça a história de Liverpool x Manchester United, o maior dérbi da Inglaterra
As duas equipes estão separadas por apenas 50 quilômetros e foram ligadas pela primeira ferrovia interurbana do mundo, construída em 1830. No final do século XIX, as relações entre as duas cidades se acirraram.
Isso ocorreu porque os industriais de Manchester construíram seu próprio canal de navegação, que segue mais ou menos a via fluvial natural do porto de Liverpool até o rio Mersey.
Eles não queriam mais pagar as quantias exorbitantes que a cidade de Liverpool lhes cobrava pela importação de mercadorias.
Dessa forma, Manchester também se tornou um dos portos marítimos mais importantes do mundo, e a concorrência entre as duas cidades atingiu seu auge.
No final do século XIX, o futebol, que estava intimamente ligado ao desenvolvimento da indústria na Inglaterra, também estava ganhando prestígio social. A rivalidade entre Manchester e Liverpool saiu das fábricas para os campos de futebol.
Ambas as cidades desenvolveram clubes muito bem-sucedidos, e dois deles até se tornaram os maiores da Inglaterra: Liverpool e Manchester United.
Os dois gigantes são os clubes com o maior número de troféus no país. O Liverpool, que conquistou seu 68º troféu ao vencer a final da Copa da Liga em fevereiro, está atualmente no topo do ranking. O United foi o clube que mais venceu a primeira divisão inglesa (20 vezes), enquanto o Liverpool está a apenas um de igualar o recorde do rival.
Ao longo dos anos, especialmente na segunda metade do século XX, os dois clubes se revezaram no centro das atenções do futebol inglês (e europeu). A era de ouro do Liverpool, entre as décadas de 1970 e 1980, fez com que os Diabos Vermelhos tivessem que esperar 26 anos para levantar uma taça novamente.
Por outro lado, durante o domínio do United na década de 1990 e no início do milênio, os Reds passaram por uma seca, ficando sem título por três décadas.
A relação tensa entre os dois rivais é evidenciada pelo fato de que não ocorrem transferências de um para o outro. O último jogador a trocar de camisa vermelha foi Phil Chisnall, em 1964.
A maior rivalidade do futebol inglês
O Liverpool e o Manchester United também têm seus próprios rivais locais. A batalha do Liverpool contra o Everton é chamada de dérbi de Merseyside, em homenagem ao rio que deságua no Mar da Irlanda. O dérbi de Manchester é, obviamente, uma batalha entre o United e o City.
Apesar de, nos últimos anos, o Manchester City de Pep Guardiola ter dominado o futebol inglês, historicamente o Clássico do Noroeste ainda é a rivalidade mais forte e mais popular do país.
O clássico foi batizado de dérbi do Noroeste em homenagem à região da Revolução Industrial.
Retrospecto
Das 213 partidas disputadas entre eles até agora, o United leva a melhor, com 83 vitórias contra 71 do rival. Outros 59 duelos terminaram empatados.
O Liverpool, no entanto, tem em seu elenco o maior artilheiro da história do clássico: Mohamed Salah (13 gols).
A derrota recorde do United para seus eternos rivais aconteceu em março de 2023, quando os Reds golearam o United por 7 a 0.
O último Derby do Noroeste aconteceu na última terça (2), pelas quartas de final da Copa da Inglaterra. O time de Manchester venceu por 4 a 3 após a prorrogação.
Neste domingo (7), às 11h30 (de Brasília), os velhos inimigos voltam a se enfrentar. A partida será disputada no Old Trafford, pela 32ª rodada da Premier League.
Para o Liverpool, vale se manter na liderança do campeonato, enquanto o United briga para entrar na zona da Liga Europa.