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Livro explica motivos que ajudam no boom no mercado das camisas clássicas de futebol

Jacob Hansen
Escritor acredita que timing do livro contribuiu para sucesso da publicação
Escritor acredita que timing do livro contribuiu para sucesso da publicaçãoPitch Publishing
O livro de John Blair, "A Culture of Kits - the definitive guide to classic football shirt collecting" (Uma cultura de kits - o guia definitivo para colecionar camisas de futebol clássicas), foi premiado como capa do ano pela William Hill Sportsbook e é uma homenagem extremamente bem escrita a uma subcultura do futebol que não para de crescer.

"O interesse por ele é incrível. Acho que é o livro certo na hora certa. As pessoas realmente adoram ver camisas de futebol e eu senti que o abordei de um ângulo diferente. O futebol tem a ver com as pessoas, e eu achava que o lado do setor de colecionadores de camisas não havia sido contado. Foi uma surpresa incrível, é bom ter sido reconhecido", disse ao Tribalfootball.

O escocês trabalha com capital privado na gestão de ativos e patrimônio e talvez seja um pouco surpreendente ver alguém como ele se interessar tanto por coleções, mas a explicação é óbvia. Após 30 anos colecionando camisas, Blair juntou análise de dados e custos das camisas e da inflação em uma "interseção natural" para unir as duas coisas.

"O interesse por camisas começou primeiro, mas o que realmente me levou a escrever foi a curiosidade de saber por que algumas camisas dos anos 90 valiam centenas, senão milhares de libras, e outras quase não valiam nada. Quais são os pontos de dados que realmente aumentam o valor de uma camisa?".

"Se você conseguir descobrir a estrutura em torno disso, significa que pode prever futuros clássicos e entender para onde o mercado está indo", explica John Blair como premissa do livro, no qual detalhou o que chama de "9 Pilares" de como definir o sucesso de uma camisa de futebol.

"Minha noção sobre isso era que o design de uma camisa era um pouco enfatizado demais porque há alguns designs incríveis por aí, mas os times foram rebaixados e esses kits não aumentaram de valor. As pessoas não têm o desejo de comprá-los. O futebol é sobre momentos. Trata-se de gols. Tem a ver com jogadores e todos nós temos os mesmos momentos".

"Criamos a mesma nostalgia em torno desses gols. Isso realmente aumenta a demanda. Pense na camisa holandesa de Marco van Basten de 1988, quando ele marca aquele gol. Esse kit tem uma demanda muito alta e, no momento, é comercializado por mais de mil libras (R$7,3 mil), aproximadamente, pela réplica da camisa", completou.

Segundo Blair, a associação das camisas com jogadores e momentos marcantes faz o valor subir. "Na época de Roberto Baggio no Brescia, essas camisas eram muito caras e difíceis de encontrar. Há o Zola no Chelsea, o Asprilla no Newcastle, as camisas que têm esse tipo de nome de jogador nas costas tendem a ser cerca de 40% mais caras do que as que não têm", explica o escocês, que também tem algumas camisas favoritas.

Uma coleção de 500 camisas

"Certamente sou um garoto dos anos 90 e o futebol italiano dos anos 90 era enorme no Reino Unido. Aquelas camisas da Inter de Milão, as da Fiorentina com o patrocínio da Nintendo, a original do Ronaldo, muitas das camisas da Juventus. Eu tendo a girar em torno delas, mas sinto que dou uma resposta diferente a cada vez", afirma rindo.

Blair admitiu que uma camisa em particular tem um espaço especial no coração e mostra a lendária camisa preta do Manchester United com o nome de Eric Cantona nas costas.

"Eu realmente adoro essa camisa. É o primeiro uniforme preto já usado na Premier League. Os árbitros mudaram de cor em 95, tornando o preto disponível. Ela tem uma estampa amarela brilhante com o emblema do fabricante e, obviamente, é culturalmente importante", referindo-se ao momento em que Cantona deu um chute em um torcedor, em 1995,  usando a camisa.

A coleção pessoal de camisas de John Blair é estimada em cerca de 500, mais ou menos, e ele parece ter encontrado ouro também na vida pessoal. A esposa, na verdade, não acha que ele é maluco.

"Ela vem de uma família de jogadores de futebol que são todos torcedores do Sunderland, que compram ingressos para a temporada. Ela abraçou o papel de mãe do futebol".

No entanto, os dois bens mais caros da coleção vêm da Inglaterra e da Itália. "Tenho uma camisa autografada da final da Copa da Inglaterra do Manchester United com jogadores como Ronaldo (o português), Rooney, Van Nistelrooy e Sir Alex Ferguson.

"Nunca a avaliei, mas imagino que ela deva valer uma boa quantia. Em termos do maior valor que já gastei em uma camisa, foi a da Inter de Milão, vencedora da Copa da UEFA em 1998, na era Ronaldo (o brasileiro)".

Blair estima que, hoje em dia, a camisa deve custar cerca de 500-600 libras esterlinas (R$3,6 mil - R$4,3 mil) para ter uma camisa que custava "provavelmente 40 libras (R$290) na época".

Os 9 pilares de John Blair sobre o que aumenta o valor de uma camisa:

1: Sucesso no campo

2: Associação com o jogador

3: Design

4: Patrocínio

5: Polêmica

6: Nostalgia

7: Marco histórico

8: Escassez

9: Tamanho da torcida