Diallo está pronto para ter papel importante no Manchester United na próxima temporada
Com as campanhas nacionais chegando ao fim, a atenção de muitos torcedores de futebol está inevitavelmente se voltando para o verão europeu.
As histórias de transferências devem dominar as manchetes, especialmente para o Manchester United, que deve, mais uma vez, fazer grandes gastos para diminuir a diferença e competir com o rival Manchester City, que conquistou seu quinto título da Premier League em seis temporadas.
Embora seja quase certo que o United mergulhará no mercado para reforçar sua equipe, muitos estarão observando com curiosidade o que eles farão com o astro Amad Diallo, que retorna de empréstimo.
Amad chegou a Old Trafford em janeiro de 2021, com o United fechando um acordo que poderia chegar a 37 milhões de libras para conseguir sua contratação.
Na época, a transferência levantou muitas sobrancelhas, já que o atacante - então com apenas 18 anos - havia feito apenas quatro partidas na Série A, totalizando cerca de 40 minutos no antigo clube Atalanta.
Durante seus primeiros seis meses em Manchester, Amad conseguiu apenas oito partidas, o que indicava que ele ainda não estava no nível necessário para competir por um lugar no time do United.
Na primeira metade da temporada seguinte, ele novamente teve dificuldade para conseguir minutos, o que não foi ajudado pelas dificuldades do clube em campo, já que o reinado de Ole Gunnar Solskjaer como técnico do United começou a implodir.
Uma transferência por empréstimo para o Rangers em janeiro ofereceu a Diallo a chance de garantir minutos no time titular e mostrar suas habilidades de forma mais consistente. Embora tenha começado bem no clube de Glasgow, marcando um gol logo na estreia, ele não correspondeu às expectativas e terminou a temporada com apenas mais dois gols na liga e não conseguiu completar os 90 minutos uma única vez.
Naturalmente, surgiram dúvidas quando ele retornou a Old Trafford no final daquele ano, e os dirigentes do United não tinham certeza de quão bom o jovem atacante poderia ser.
Outro empréstimo e uma chance de redenção surgiram no verão passado, quando o Sunderland entrou em cena para adquirir os serviços do jogador e, para o alívio do clube de origem, foi uma jogada que se provou altamente lucrativa para todas as partes envolvidas, já que o marfinense realmente floresceu em Wearside.
Amad participou de 16 gols no campeonato (13 gols e três assistências) durante toda a campanha, e muitos creditam a ele o fato de ter sido a força motriz por trás da campanha do Sunderland nos play-offs. Ele marcou um gol no último jogo da temporada para selar a classificação dos Black Cats e fez um gol na vitória da primeira partida da semifinal contra o Luton Town.
Do ponto de vista coletivo, a campanha terminou em decepção, pois o Sunderland foi derrotado no jogo de volta, perdendo por 3 a 2 no placar agregado e ficando de fora da final da repescagem. No entanto, Amad recebeu muito reconhecimento pela sua boa temporada, conquistando o prêmio de Jovem Jogador do Mês da EFL em janeiro e o prêmio de Jovem Jogador do Ano do Sunderland.
O técnico do Black Cats, Mowbray, elogiou o atacante várias vezes durante a campanha, afirmando mais recentemente que ele é um jogador que muitas vezes "acha o jogo fácil demais" e acrescentando que, mesmo que não jogue pelo United na próxima temporada, será vendido por "muito, muito dinheiro".
Isso levanta a questão para muitos torcedores do Manchester United: ele jogará no Old Trafford na próxima temporada?
É sempre difícil comparar como os desempenhos na segunda divisão da Inglaterra se traduziriam na Premier League, dada a diferença de qualidade. No entanto, não há como negar que a Championship é uma divisão altamente competitiva e repleta de grandes talentos. Se um jogador estiver atuando no topo dessa divisão, as perspectivas são boas de que ele possa fazer uma transição bem-sucedida para a primeira divisão da Inglaterra, especialmente se for jovem como Amad.
Com isso em mente, é justo dizer que Amad provou ser uma das estrelas de destaque da divisão nesta temporada, algo que podemos destacar analisando alguns de seus números básicos da campanha.
No Sunderland, ele ficou entre os três primeiros da equipe em tentativas de recepção (146) e carregamentos progressivos (107), enquanto em toda a divisão apenas seis jogadores conseguiram mais dribles bem-sucedidos (62). Embora com a ressalva de jogar em uma divisão mais difícil, vale a pena observar que nenhum atacante do Manchester United pôde superar os números de Amad em qualquer um desses três fundamentos nesta temporada.
Nesta temporada, era comum vê-lo receber a bola pela direita e passar pelos zagueiros antes de cortar para o seu pé esquerdo favorito para chutar a gol. O fato de nenhum jogador do Sunderland ter tentado mais chutes do que o seu total de 64 ressalta a facilidade com que ele se colocava em boas posições de chute, e o seu retorno de 13 gols com uma expectativa de gols (xG) de 8,1 ressalta o quanto ele foi clínico nessas áreas.
Não é de se admirar que, quando Mowbray perdeu o atacante titular Ross Stewart (26) por lesão em janeiro, Amad tenha sido escolhido para liderar temporariamente o ataque em seu lugar. E tamanha é a sua qualidade que o técnico do Sunderland acredita que ele poderia jogar em muitas outras posições se fosse chamado.
Em março, ele disse: "Tenho tentado dizer a vocês que a bola não é um problema para ele. Ele pode jogar aberto, pode jogar por dentro, pode jogar no fundo. Acho que ele pode jogar no meio-campo, basta dar a bola e ele raramente a perde."
Embora Diallo tenha claramente um teto alto, sua capacidade de desempenhar várias funções pode ser o fator decisivo para ajudá-lo a conquistar um lugar no time de Erik ten Hag na próxima temporada.
O técnico do United descobriu o quanto o seu atual elenco era insuficiente em vários momentos desta temporada, especialmente no ataque, onde as lesões forçaram o clube a fazer um empréstimo surpresa para o atacante Wout Weghorst (30), do Burnley.
Embora o United certamente vá se reforçar no verão europeu, a capacidade de Amad de desempenhar diferentes funções, combinada com seu enorme potencial, pode persuadir Ten Hag de que ele pode ser um componente-chave no ataque do United na próxima temporada.