Dono do Bournemouth negocia a compra do Moreirense, de Portugal
O portal The Athletic revelou que o empresário quer colocar o time português na lista que, além da equipe da Premier League, tem participação societária no Lorient (Ligue 1), Hibernian (Premiership) e 100% no Auckland, equipe neozelandesa.
A mesma fonte revela que existia o objetivo de comprar um clube português e a primeira opção foi o Casa Pia, mas as negociações não deram resultado. Por isso, se viraram para o norte e, apesar de ainda não ter nenhuma proposta formal, já houve contatos entre ambas as partes.
Em 2023, quando se juntou ao Lorient, Foley não demorou a reconhecer que o objetivo dos clubes que compra participações é alimentar o Bournemouth. E o Moreirense deve servir com o mesmo propósito.
“Vou ser honesto: muitos jogadores querem ir da Ligue 1 para a Premier League e nós queremos dar essa oportunidade. Queremos que o Lorient seja bom, que dispute as ligas europeias, não queremos vender os melhores jogadores. Mas, se os atletas quiserem sair, não vou querer que seja para o Liverpool ou para o Arsenal, mas sim para nós”, explicou.
Fundado em 1938 e com 14 participações na Liga, o Moreirense tem três títulos da Liga 2 e uma Taça da Liga conquistada em cima do Braga, naquele que é o grande título do modesto clube. O Moreirense tem 75% de suas ações ligadas à Sociedade Anónima Deportiva (equivalente à SAF no Brasil) e o restante do capital está dividido por outros acionistas, como Vítor Magalhães, atual presidente, com cerca de 21%.