Eddie Howe: Ronaldo e Neymar estão fora do alcance do Newcastle
O Newcastle, de propriedade de 80% do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, gastou mais de 250 milhões de libras em novos jogadores nas últimas três janelas de transferências.
Com a equipe de Howe em terceiro lugar na Premier League antes da visita do Arsenal neste fim de semana, os Magpies parecem ter chances de garantir uma vaga lucrativa na Liga dos Campeões da próxima temporada.
A impressionante transformação do Newcastle, desde que Howe assumiu o comando, fez com que o time se tornasse um destino desejável para os melhores jogadores, com o atacante do Paris Saint Germain, Neymar, e o atacante do Al Nassr, Ronaldo, ambos ligados a transferências para o St James's Park recentemente.
Mas, perguntado na sexta-feira sobre a perspectiva de alguns dos melhores jogadores do mundo irem para o Newcastle, Howe disse aos repórteres: "É melhor descobri-los antes que eles explodam no cenário mundial.
"Não poderíamos chegar perto de pagar por esses jogadores, pois eles são os melhores do mundo.
"Nunca estaremos em condições de arcar com essas taxas de transferência e salários, por isso precisamos ir além e descobri-los jovens e desenvolvê-los para que se tornem os jogadores que podem ser."
Howe fez contratações astutas como Nick Pope e Kieran Trippier por valores relativamente baixos, enquanto gastou quantias maiores para contratar Bruno Guimarães, Sven Botman, Alexander Isak e Anthony Gordon.
As grandes contratações de jogadores do calibre de Neymar continuam fora do alcance do Newcastle no momento, mas Howe sabe que isso não impedirá as especulações.
"Esse tipo de especulação existe desde o primeiro dia da aquisição, na verdade. Naturalmente, todos presumiram que os maiores nomes do futebol mundial estariam indo para o Newcastle", disse ele.
"Agora não estamos recrutando dessa forma. Financeiramente, não podemos contratar dessa forma no momento, mas também temos que trazer as pessoas certas e os jogadores certos para o grupo.
"Eu diria que o mercado de transferências é uma decisão muito complexa, você não pode simplesmente escolher um nome e trazê-lo. É preciso haver muita coisa para decidir. É preciso pensar muito no que estamos fazendo, tanto financeiramente quanto em relação aos jogadores."