Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Erling Haaland: máquina de fazer gols e grande messias de Guardiola

Erling Haaland pode levar o Manchester City ao título da Champions
Erling Haaland pode levar o Manchester City ao título da ChampionsProfimedia
Erling Haaland é a máquina de fazer gols definitiva. Ele elevou o Manchester City a um novo patamar e está prestes a cumprir a grande missão de Pep Guardiola no norte da Inglaterra, levando os "Skyblues" à sua primeira vitória na Liga dos Campeões da UEFA. Sábado, em Istambul, é uma grande oportunidade para ele silenciar seus críticos de uma vez por todas.

Erling Haaland é e continua sendo um fenômeno. Depois da Bundesliga alemã, ele também tomou de assalto a Premier League e estabeleceu um novo recorde de gols em sua temporada de estreia. Ninguém jamais havia marcado 36 gols na primeira divisão da Inglaterra.

Haaland teve um papel decisivo ao ajudar o ManCity a superar o Arsenal, líder da liga há muito tempo, e comemorar seu terceiro título consecutivo. Na final da Copa da Inglaterra, Ilkay Gündogan marcou dois gols e assumiu o papel de coadjuvante, mas Haaland havia marcado três gols importantes no caminho para a final contra o Manchester United (2 a 1).

Erling Haaland com o troféu da Premier League
Erling Haaland com o troféu da Premier LeagueAFP

E o jogador de 22 anos também demonstrou de forma impressionante sua capacidade de marcar gols na Liga dos Campeões. 12 gols em 10 jogos é uma classe solitária. Mo Salah, o segundo colocado na tabela de artilharia, marcou "apenas" oito gols em comparação.

Ele é o primeiro jogador a ser eleito o melhor jogador da Premier League e o melhor jogador jovem do ano na mesma temporada. Ele também foi eleito o melhor jogador de futebol masculino do ano pela Football Writers' Association (FWA).

A última peça do quebra-cabeça de Guardiola

O Manchester City tem a chance de se tornar o segundo time inglês a conquistar o tricampeonato europeu, depois do rival local United em 1999, ao enfrentar a Inter de Milão no sábado (16h de Brasília) Uma chance histórica. E Haaland teve um papel decisivo nisso.

Ele é a peça do quebra-cabeça que Pep Guardiola há muito tempo sentia falta nos Skyblues. No mais alto nível, tudo se resume a pequenas coisas. E, é claro, marcar gols. Um aspecto que, às vezes, não era bem visto nas táticas de Guardiola. Por isso, fazia muito sentido transferir 60 milhões de euros para o Dortmund e oferecer ao jogador escandinavo um salário anual de 51 milhões de euros.

Nem todo especialista quis entender até que ponto Haaland queria se encaixar no estilo de jogo dos Citizens, que ainda era bastante delicado na época. Nesse meio tempo, o jogador de 22 anos desmentiu inequivocamente suas dúvidas - com gols em uma esteira rolante.

Ainda em fevereiro, Didi Hamann, comentarista da Sky, declarou:"O Man City era um time melhor sem Haaland, mesmo que ele marque 40 gols nesta temporada".

Uma crítica estranha. Porque o que é o futebol? Em última análise, trata-se de vencer, portanto, também se trata de marcar gols. As palavras de Hamann foram muito parecidas com as de Jamie Carragher, ídolo do Liverpool, duas semanas antes: "Vocês são um time diferente mais fraco com Erling Haaland".

E Carragher também sugeriu que Haaland havia escolhido o time errado. Seu estilo de jogo físico e vertical não se encaixa na visão de controle total de Guardiola, disse ele.

Muitos gols - e, surpreendentemente, quase o mesmo número de críticas
Muitos gols - e, surpreendentemente, quase o mesmo número de críticasAFP

Rio Ferdinand, no entanto, concordou parcialmente: "O domínio e o controle do jogo eram um pouco melhores nas temporadas anteriores", mas também observou ao Daily Mail: "Não sei como alguém pode marcar 25 gols em um time e isso o torna pior. Eu realmente não entendo isso".

O capitão do City, Ilkay Gündogan, fez o mesmo comentário ao canal de TV Sky: "Se você marca 25 gols em 20 jogos, você se encaixa em um time. Nosso jogo mudou um pouco por causa das qualidades de Erling. Tanto ele quanto a equipe precisam se ajustar a isso."

O próximo passo já foi dado

Erling Haaland já se acostumou há muito tempo com o estilo de jogo de Guardiola. Ele veio para Manchester com o objetivo de"se desenvolver ainda mais" e estava no lugar certo para isso.

De fato, Haaland conseguiu eliminar várias deficiências em seu jogo. Em comparação com o Dortmund, por exemplo, ele tem uma taxa de passes melhor (72% em comparação com 69,5% em 21/22). Números que provam algo: O City não só se adaptou ao Haaland, como também o Haaland se adaptou ao City.

Como ele conseguiu fazer isso? Por trás da fera do pênalti há um profissional puro-sangue extremamente ambicioso e disciplinado.

Em uma entrevista à ZDF, Gündogan falou sobre como ficou"muito surpreso" com a diligência de Haaland nos treinos:"Ele é sempre um dos primeiros a chegar ao treino. Às vezes, ele está lá uma hora antes da reunião e recebe tratamento." Haaland é extremamente profissional e dá atenção meticulosa à sua dieta e regeneração.

Erling Haaland durante uma sessão de treinamento com a equipe
Erling Haaland durante uma sessão de treinamento com a equipeAFP

Não é preciso muita imaginação para imaginar o norueguês deixando sua marca na final em Istambul mais uma vez. Romelu Lukaku, jogador do lado oposto, também está impressionado com seu estilo de jogo: "Acho que ele, junto com Mbappé, dominará o futebol mundial nos próximos 10 anos", disse o belga à CNN: "Eles serão os guerreiros da nova geração. Eles substituirão Messi e Ronaldo nos próximos dois anos."

Em busca de paz interior

O alvoroço em torno de sua pessoa não deixa o executor do City totalmente indiferente: "Tenho 1,96 cm de altura e longos cabelos loiros. Portanto, as pessoas me reconhecerão onde quer que eu vá. É assim que minha vida é. O que mais posso fazer? Nada, na verdade, essa é minha vida agora. Só tenho que tentar aproveitá-la o máximo que puder. Tenho que tentar relaxar quando estou em casa e ter bons amigos ao meu redor. Isso é muito importante."

Para se desconectar, Haaland prefere jogar Minecraft em seu tempo livre. Se ele levar o Manchester City ao primeiro título da Liga dos Campeões da história do clube, a cidade dos sonhos virtuais de Haaland será prejudicada, com certeza, porque a badalação em torno dele só aumentará. Mas, pelo menos, ele se livraria das cansativas discussões sobre seu estilo de jogo por enquanto.

Haaland sabe que títulos e gols são mais bem compreendidos no mundo do futebol do que pomposidade e colunas com argumentos superficiais. E títulos e gols são a grande especialidade de Haaland.

Por isso, Haaland será a primeira preocupação de Simone Inzaghi no sábado. O técnico da Inter sabe como controlar o adversário por meio de uma defesa bem organizada. Mas Haaland é simplesmente de um calibre diferente de Olivier Giroud do Milan ou Dusan Vlahovic da Juve.

Inzaghi espera que a pequena seca de gols do norueguês dure um pouco mais. Nos últimos quatro jogos competitivos, ele não marcou nenhum gol. A última vez que Haaland teve que esperar tanto tempo por um gol foi em abril de 2021. O que dá esperança à Inter - e provavelmente também muito medo.