Ex-jogador do Arsenal admite estar "chocado" com saída de Edu Gaspar
"Foi um pouco chocante, na verdade. Parecia que tudo estava resolvido", disse Alan Smith.
Confira a classificação da Premier League
A notícia de que Edu está deixando o Arsenal para se juntar ao grupo de clubes do proprietário do Nottingham Forest, Evangelos Marinakis, saiu na última segunda-feira (4).
"Falamos muito sobre a relação entre Edu e o técnico Mikel Arteta nos últimos anos. Os jogadores que eles trouxeram foram muito bons e é um trabalho importante nos dias de hoje, o que gera um pouco de incerteza".
"O Arsenal precisa contratar a pessoa certa para substituí-lo. No passado, vimos muitos exemplos de diretores que não pensavam da mesma forma que o técnico, e eles vão querer evitar esse atrito a todo custo", continuou o ex-atacante do Gunners.
Depois de ter um papel importante para que o clube voltasse à briga por títulos, pareceu estranha a decisão de Edu. Smith acredita que o salário pode ter falado alto.
"O dinheiro fala, então provavelmente tem algo a ver com isso. Edu está no time há cinco anos e deixar o Arsenal voluntariamente é uma grande decisão. Mas desejo a ele o melhor. Acho que ele é um bom rapaz. Ele era popular entre os companheiros de equipe quando jogava lá. E tem sido um bom capítulo para o Arsenal com ele nessa posição."
O ex-jogador inglês contou que espera que Edu não saia do Arsenal para assumir uma posição semelhante em outro clube da Premier League.
"Acho que isso seria ruim. O Arsenal se sentiria mais prejudicado se ele assumisse um cargo semelhante em outro clube da liga ou em um grande time europeu. Mas parece ser um papel um pouco diferente", declarou.
O novo chefe
Evangelos Marinakis é dono de alguns clubes como o Olympiakos, vencedor da Conference League, o Nottingham Forest e o time português Rio Ave. Enquanto isso, o Arsenal agora precisa procurar o substituto certo para evitar balançar o barco ainda mais.
"Não sei há quanto tempo eles sabem disso, mas certamente estarão procurando a melhor pessoa. Muito disso tem a ver com contatos. Mas há muitas pessoas que gostariam de ter esse cargo. Portanto, eles estão em uma boa posição desse ponto de vista e tomaram boas decisões nos últimos anos. Espero que possam tomar outra."
Disputa no topo da tabela
O Arsenal caiu para a quinta posição com 18 pontos, sete pontos atrás do líder Liverpool e seis pontos a menos do que no mesmo período da temporada passada. Alan Smith comentou a probabilidade do clube ganhar a Premier League considerando quantos pontos foram necessários para conquistar o título nos últimos anos.
"Sete pontos é uma diferença considerável, é maior do que costumava ser. Mas talvez tenhamos sucesso, com uma temporada em que o total de pontos para os vencedores não seja tão alto. Até Guardiola pensou nisso, e o Manchester City não parece imbatível com as lesões que está sofrendo", disse.
"Em relação ao Liverpool, não sabemos como eles realmente vão se sair ao longo da temporada. Será que vão manter esse nível? O Arsenal certamente não pode se dar ao luxo de deixar essa diferença aumentar ainda mais. Pode ser que eles tenham que ir a Liverpool e vencê-los e ganhar do City em casa", analisou.
Premier League agradece
A surpresa da temporada é quem ocupa um lugar entre os três primeiros. Junto com o Manchester City e o Liverpool, o Nottingham Forest é o único time até agora com apenas uma derrota, e Smith acredita que isso é positivo para a Premier League.
"Ainda é cedo, e eles não vão ficar lá, acho. Alguns os consideravam candidatos ao rebaixamento. Eles têm muitos bons jogadores para isso, e Nuno é um bom técnico. Nossa liga sempre foi uma em que as equipes são capazes de subir e competir. O Aston Villa, sob o comando de Unai Emery, está fazendo isso e atualmente o Forest também. É definitivamente uma coisa boa para a liga."