Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ferguson e Wenger são os primeiros técnicos a entrar para o Hall da Fama da Premier League

AFP
Wenger e Ferguson mudaram o futebol inglês
Wenger e Ferguson mudaram o futebol inglêsAFP
Alex Ferguson, lendário ex-técnico do Manchester United, e Arsène Wenger, ex-técnico do Arsenal, se tornaram na quarta-feira (29) os primeiros treinadores a entrarem para o Hall da Fama da Premier League.

Ferguson, 81 anos, é o mister mais bem sucedido da história da Premier League, tendo levado o Manchester United a 13 títulos, enquanto Wenger venceu a competição três vezes com o Arsenal, incluindo um título invicto na temporada 2003/04.

Alex Ferguson comandou o United durante mais de 26 anos, e em 1993 deu ao clube o primeiro campeonato inglês desde 1967.

Seis jogadores treinados por Ferguson já estão no Hall of Fame da Premier League: David Beckham, Eric Cantona, Roy Keane, Wayne Rooney, Peter Schmeichel e Paul Scholes.

"É uma honra quando você recebe um reconhecimento como este", disse o escocês, que se aposentou em 2013.

"No entanto, não se trata apenas de mim como pessoa. Trata-se do trabalho no Manchester United e o vínculo que tivemos ao longo de muitos anos, por isso também me orgulho do clube, do staff e dos meus jogadores", acrescentou.

Arsène Wenger chegou ao Arsenal em 1996 como um dos primeiros treinadores estrangeiros na Premier League, permanecendo no clube até 2018.

O francês implementou uma filosofia revolucionária, trazendo um enfoque na nutrição e na ciência esportiva para o jogo inglês.

Wenger supervisionou uma astuta estratégia de transferência, centrada na procura de jovens talentos no estrangeiro. Os colegas do Hall of Fame, Thierry Henry e Patrick Vieira, foram dois dos seus principais jogadores no clube londrino.

"Partilhar isto com o Sir Alex é uma grande honra para mim", disse o treinador de 73 anos, que atualmente é o líder do desenvolvimento do futebol da FIFA.

"É como dois pugilistas - lutam como loucos e percorrem o caminho juntos. No final do dia, temos respeito e será uma grande oportunidade para me encontrar com ele, partilhar uma boa garrafa de vinho e memórias das nossas antigas batalhas", completou.

O chefe executivo da Premier League, Richard Masters, disse que os dois técnicos trouxeram "níveis inigualáveis de sucesso" aos seus clubes.

"O domínio do Manchester United sob o comando de Sir Alex permanece inigualável depois de ele os ter levado a incríveis 13 títulos em 21 temporadas da Premier League", afirmou Masters.

"Arsène era um (treinador) inovador que estava bastante à frente do seu tempo. A temporada dos invencíveis não foi apenas um dos maiores feitos do futebol inglês, mas do esporte em geral", completou.