Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Firmino, Milner, Oxlade-Chamberlain e Keita: uma página virada no Liverpool

Josias Pereira e Julie Marchetti
Bobby Firmino deixa o Liverpool após conquistas e idolatria por parte da torcida
Bobby Firmino deixa o Liverpool após conquistas e idolatria por parte da torcidaAFP
O Liverpool anunciou na última quarta-feira (17) que não renovará os contratos de Roberto Firmino, James Milner, Alex Oxlade-Charmberlain e Naby Keita. O Liverpool terá um verão agitado pela frente, pois pretende promover uma "barca" no seu elenco e remontar o grupo comandado por Klopp.

Alguns grandes nomes estão deixando Anfield Road. Depois de muitos anos de glória para os Reds, Roberto Firmino, James Milner, Alex Oxlade-Chamberlain e Naby Keita vão partir para outros desafios. O Liverpool terá que compensar essas perdas no meio-campo sem a garantia de disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada. É uma falta de atratividade que pode tanto beneficiar quanto prejudicar o clube.

Buracos a serem preenchidos

Um dos maiores problemas dos Reds nesta temporada tem sido o envelhecimento do meio-campo. Com uma média de idade superior a 30 anos, o coração do jogo do Liverpool tem sofrido com a falta de ritmo e agressividade.

Seguindo essa lógica, o Liverpool chegou à conclusão de que precisaria se desfazer de parte de seu elenco. James Milner foi o primeiro a não ter o contrato renovado. Ele ajudou a equipe a lidar com a ausência de Virgil Van Dijk do time por lesões, mas agora está prestes a deixar os Reds. Para preencher a lacuna que ele deixará, os homens de Merseyside terão de recorrer à nata do meio-campo defensivo. A escolha deles pode vir do Newcastle ou do Aston Villa, ambos com temporadas muito boas.

Alex Oxlade-Chamberlain, por outro lado, só disputou 9 jogos na Premier League nesta temporada e é um dos que recentemente alcançaram o status de substituto de luxo. Além disso, o inglês completará 30 anos de idade no próximo verão, o que não joga a seu favor. A decisão de não renovar o seu contrato é, portanto, lógica. No entanto, os Reds terão de encontrar um substituto mais jovem para a sua saída a fim de reconstruir o time.

Assim como Oxlade-Chamberlain, Naby Keïta também tem ficado muito tempo no banco (8 jogos disputados na Premier League). Depois de chegar ao clube em 2018, ele nunca se impôs. Seu contrato está chegando ao fim, portanto, é lógico que o Liverpool não renovará o vínculo. Também nesse caso, eles terão de procurar um meio-campista mais jovem e mais eficaz do que o guineense.

Por fim, uma das saídas mais importantes do grupo é a de Bobby Firmino. Adorado por todos os torcedores dos Reds e respeitado pela direção e comissão técnica, o brasileiro foi durante muito tempo a figura do ataque do Liverpool (109 gols marcados em 360 jogos). Infelizmente, tudo o que é bom chega ao fim e, para o centroavante de 31 anos, tem sido difícil seguir em frente nesta temporada. Com as incorporações de Cody Gakpo e Darwin Núñez, além das repetidas lesões, ele perdeu sua posição de titular, o que inevitavelmente o empurrou para a porta de saída. Ele é o único jogador cuja posição já está preenchida.

Uma temporada para reconstruir?

A temporada 2023-24 do Liverpool , portanto, verá o time se regenerar e uma nova era começar. Talvez na Liga dos Campeões ou... na Liga Europa. O fato é que a equipe vai querer seguir em frente e se destacar após esse ano difícil.

Com quatro novos jogadores se juntando à equipe, os Reds terão de seguir em frente, reformular e mostrar ambição. Tudo será revisado e mudanças serão feitas. Resta saber se isso vai durar ou se a aposta para revigorar o meio-campo não será feita.

Enquanto isso, o Liverpool ainda tem dois jogos pela frente na Premier League. Um contra o Aston Villa e o outro contra o Southampton. Se o clube quiser se classificar para a Liga dos Campeões, não só terá de vencer esses jogos, mas também apostar em derrotas do Manchester United, um ponto à frente e com um jogo a menos em relação aos Reds.