Flashback: Manchester United ainda busca sucessor à altura de Alex Ferguson
Em outubro, Ten Hag foi o último técnico pós-Ferguson a ser demitido e outro nome está chegando com a tarefa de devolver os Red Devils à glória e reviver a era de sucesso de Alex Ferguson. No entanto, nem mesmo Ferguson ficou distante de encerrar o mandato em Old Trafford com certa rapidez.
Confira a classificação da Premier League
Alex Ferguson quase se tornou técnico do Arsenal
Alex Ferguson foi nomeado técnico do Manchester United há 38 anos, em 6 de novembro de 1986. Mas sabia que o inglês quase se tornou técnico do Arsenal? O time de Londres estava em busca de um novo comandante e chegou a ofereceu o cargo primeiro ao técnico do Barcelona, Terry Venables, mas ele recusou.
Então, os Gunners se voltaram para Ferguson, que estava a frente do Aberdeen e, temporariamente, da seleção escocesa, após a morte do técnico John Stein em setembro de 1985.
O escocês era um grande nome em termos gerenciais e não se opunha a uma mudança para a Inglaterra, mas, no meio de 1986, a Copa do Mundo estava perto e a Escócia classificada. Ferguson deixou a oferta do Arsenal em espera e disse que só iniciaria as negociações depois da Copa.
Mas, o Arsenal precisava de um técnico com urgência e acabou apostando no jovem George Graham, do Millwall. Imagina se a Copa do Mundo não tivesse acontecido naquele ano, se a seleção escocesa não tivesse perdido o técnico, ou se os escoceses não tivessem se classificado...Tudo poderia ser diferente.
Resumindo, o Arsenal esteve perto de ter Alex Ferguson, o homem que hoje é um símbolo inseparável dos grandes rivais em Manchester, como técnico.
Início difícil em Old Trafford
Em 1986, quando Ferguson foi para o comando do Manchester United, o clube era um dos principais da primeira divisão inglesa, mesmo que não ganhasse o campeonato há duas décadas - a última vez foi em 1967, na era Matt Busby.
Após a chegada de Alex Ferguson, demorou muito tempo para que os Red Devils se tornassem um clube estabelecido na primeira divisão, como o conhecemos desde a década de 1990.
Na primeira temporada sob o comando de Ferguson (1986/87), o United terminou em 11º lugar na liga. Na temporada seguinte, alcançou o segundo lugar (nove pontos atrás do vencedor Liverpool), mas um ano depois caiu de novo - 11º lugar novamente.
Quando os Red Devils terminaram em 13º lugar na temporada 1989/90, muitos especularam que Ferguson seria demitido do United. O fato dos Red Devils terem conseguido vencer o Crystal Palace, na segunda partida da final da Copa da Inglaterra (a primeira terminou empatada em 3 a 3), foi decisivo para sua permanência no clube. Assim, Alex Ferguson conquistou o primeiro troféu em quatro anos no United.
A máquina de troféus de Ferguson
Em 1991, o Manchester United derrotou o Barcelona na final da extinta Recopa Europeia e, em seguida, venceu a Supercopa da UEFA depois de derrotar o Estrela Vermelha de Belgrado, vencedor da Liga dos Campeões.
Em 1992/93, a primeira divisão inglesa foi lançada com a marca Premier League, e os Red Devils imediatamente dominaram a nova competição. No primeiro ano da Premier League, o United conquistou o título, defendido no ano seguinte e ainda conquistou a Copa da Inglaterra.
Nas 21 temporadas de Ferguson na Premier League (até 2013) no comando do Manchester United, os Red Devils conquistaram 13 títulos da liga. Além disso, Ferguson ganhou cinco Copas da Inglaterra, quatro Copas da Liga Inglesa e 10 Supercopas da Inglaterra com o United.
Seus Red Devils também obtiveram sucesso na Europa e em todo o mundo. Venceram duas vezes a Liga dos Campeões, a Supercopa da UEFA, a Recopa Europeia, o Mundial de Clubes e a Copa Intercontinental.
Foi uma conquista excepcional quando o United conseguiu o triplo na temporada 1998/1999, com a Premier League, a Copa da Inglaterra e a Liga dos Campeões (após uma virada fenomenal de 1 a 0 para 2 a 1 contra o Bayern de Munique na prorrogação, com gols de Teddy Sheringham e Ole Gunnar Solskjær).
Após esse sucesso, Alex Ferguson foi nomeado cavaleiro e recebeu o título de Sir pelos serviços prestados ao futebol britânico.
A busca pelo "novo Sir Alex"
Sir Alex Ferguson é sinônimo da era de ouro e dos troféus do Manchester United. O técnico transformou os Red Devils no clube mais famoso do mundo. Durante as 27 temporadas no time, conquistou 38 troféus e alcançou uma porcentagem de vitórias admirável que nenhum dos sucessores igualou.
O próximo a tentar é Rúben Amorim, que vai assumir o United, em 11 de novembro, ao deixar o Sporting de Lisboa. Será que o português conseguirá transformar Old Trafford novamente no Teatro dos Sonhos e nas lembranças de Sir Alex?