Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Flashback: Relembe a carreira do atacante australiano Mark Viduka

Miroslav Šifta
Viduka (à esquerda) pelo Newcastle, em 2009
Viduka (à esquerda) pelo Newcastle, em 2009Paul Ellis / AFP / Flashscore
Mark Viduka é um dos maiores jogadores que já atuaram pela seleção australiana de futebol.

Durante a carreira, ele marcou gols nas melhores competições europeias, incluindo a Premier League e a Liga dos Campeões.

Os genes do esporte vêm da Europa e ele é até parente de Luka Modric.

Orgulhoso de suas raízes croatas

Hoje, Mark Viduka comemora 49 anos idade - ele nasceu em 9 de outubro de 1975 em Melbourne, Austrália. Aos 18 anos, em 1993, o atacante começou a carreira profissional pelo Melbourne Knights, que era conhecido até 1993 como "Melbourne Croatia".

Seus pais emigraram da Croácia (que na época fazia parte da Iugoslávia) para a Austrália na década de 1960. A diáspora croata na Austrália é grande. Estima-se que mais de 250.000 croatas e descendentes vivam na Austrália.

O clube Melbourne Croatia também funcionava como uma das associações de expatriados. Além disso, Viduka tem o futebol no sangue, com seu pai e toda sua família na terra natal praticando o esporte. 

Um dos primos do pai de Viduka é pai de outro nome conhecido do esporte: o jogador da seleção croata e vencedor da Bola de Ouro de 2018, Luka Modric. Sim, ele e Modric são parentes.

O destino de Viduka no futebol parecia levá-lo de volta às raízes. Em 1995, se mudou para a Croácia para jogar no Croatia Zagreb (atual Dinamo Zagreb, o mesmo clube onde Modric começou a carreira). O atacante passou três temporadas e meia no clube e o ajudou a conquistar três títulos consecutivos entre 1996 e 1998.

Um australiano leal

Naquela época, Viduka já jogava na seleção australiana. Logo após iniciar a carreira no Melbourne Knights, ele foi convocado para representar o país.

Graças à ótima atuação na Croácia e às suas raízes, até mesmo o presidente do país dos Bálcãs tentou convencê-lo a mudar de lealdade nacional. O jogador ainda tinha direito de vestir a camisa da Croácia, mas recusou a oferta e insistiu que só queria representar a Austrália, onde nasceu e cresceu.

Estatísticas de Viduka
Estatísticas de VidukaFlashscore

Mark Viduka se tornou um dos melhores jogadores de futebol australianos de todos os tempos e chegou a ser capitão da seleção. No fim da carreira, foi incluído no Hall da Fama do Esporte da Austrália. No total, o atacante atuou em 43 partidas pela Austrália e marcou 11 gols. No entanto, marcou ainda mais gols durante o tempo em que jogou nas Ilhas Britânicas.

Celtic e a Premier League

Em 1998, Mark Viduka foi adquirido pelo Celtic. Durante duas temporadas na Escócia e 48 partidas, marcou 35 gols. O desempenho logo resultou em transferência para a Premier League.

No meio de 2000, o jogador foi comprado pelo Leeds United. Na temporada anterior (1999/00), o clube terminou em terceiro lugar na Premier League e se classificou para a Liga dos Campeões 2000/01.

No Leeds, se esperava que o croata fosse escalado no ataque ao lado do artilheiro da temporada anterior, Michael Bridges, e do companheiro de equipe australiano Harry Kewell, mas lesões dos dois o levaram a formar uma parceria com outro grande atacante, Alan Smith.

Na primeira temporada pelo time, Viduka marcou 22 gols, inclusive todos de uma memorável vitória por 4 a 3 sobre o Liverpool. Os quatro gols que o atacante marcou na Liga dos Campeões naquela temporada ainda fazem dele o australiano com mais gols na história da competição.

Naquela temporada espetacular, o Leeds chegou até as semifinais da Liga dos Campeões (perdeu para o Valencia) e terminou em quarto lugar na Premier League.

Graças ao desempenho da equipe e à boa atuação individual de Viduka, o jogador passou a ser alvo do interesse de vários outros clubes famosos. Um deles foi o Milan, para o qual Viduka torcia quando criança, mas a mudança acabou não acontecendo. Supostamente, Alex Ferguson e o Manchester United também fizeram propostas, mas o croata decidiu não se juntar a um dos maiores rivais do Leeds.

O maior artilheiro da Austrália

Viduka passou quatro temporadas com a camisa do Leeds. Em 2004, quando a equipe de Yorkshire foi rebaixada, ele foi transferido para o Middlesbrough. Em 2007, se mudou ainda mais para o norte, para defender o Newcastle United, onde ficou por dois anos.

Em nove temporadas na Premier League, o jogador vestiu a camisa de três equipes diferentes, disputou um total de 240 partidas na competição e marcou 92 gols.

O atacante é o maior artilheiro da Austrália na primeira divisão inglesa. Seu recorde supera de longe o de Kewell (57 gols pelo Leeds e Liverpool) e os 56 gols de Tim Cahill pelo Everton.

No entanto, em número de partidas, o maior australiano na história da Premier League é o goleiro Mark Schwarzer, com 514 jogos pelo Middlesbrough, Fulham, Chelsea e Leicester.

Uma cafeteria na Croácia

Devido ao tamanho e estilo físico, Viduka recebeu o apelido de "V-Bomber" ou "Big Dukes".

Durante o tempo na Croácia, em meados de 1990, conheceu a esposa Ivana. Hoje, o casal têm três filhos juntos: Joseph (nascido em 2002), Lucas (nascido em 2006) e Oliver (nascido em 2008). Mark Viduka vive atualmente em Zagreb, onde é dono de uma cafeteria.