Gabriel Jesus marca e Arsenal vence Brighton para assumir liderança da Premier League
O resultado faz o Arsenal ultrapassar o Liverpool na liderança da competição com 39 pontos, um a mais que os Reds, que empataram com o Manchester United em duelo sem gols também neste domingo.
Nos últimos nove jogos, contando todos os torneios, o Arsenal perdeu apenas um, vencendo sete destes compromissos.
O Brighton é o 9° colocado, com 26 pontos, a sete da zona de classificação para as competições europeias. O time do litoral vinha de três jogos de invencibilidade.
Na próxima rodada, o Arsenal tem confronto direto pela liderança contra o Liverpool, fora de casa, na véspera de Natal, no sábado (23). Na quinta (21), o Brighton visita o Crystal Palace.
Intensidade sem tirar o zero do placar
O Arsenal, jogando dentro diante da sua torcida, fez valer o fator casa para ir pra cima do adversário desde os primeiros minutos. A pressão sobre o Brighton foi intensa, com os visitantes precisando se virar para não ter sua meta vazada já nos instantes iniciais.
Veja como foi Arsenal x Brighton
Acostumado a ter a posse de bola e a trocar passes, conseguindo controlar seus duelos, o Brighton se viu em situação desconfortável, sendo forçado a se preocupar mais com a questão defensiva.
No primeiro tempo, a parte ofensiva do Arsenal, com peças como Saka, Martinelli e Odegaard deu muito trabalho para o adversário, que conseguiu ir para o vestiário com o empate sem gols.
Jesus abre os caminhos
No segundo tempo, o Arsenal seguiu intenso, conseguindo balançar as redes logo aos 7 minutos com o atacante brasileiro Gabriel Jesus. Uma cobrança de escanteio teve desvio da zaga no primeiro poste antes de achar o ex-palmeirense livre para cumprimentar de cabeça. Foi apenas o terceiro gol de Jesus na atual temporada da Premier League.
As boas tramas do Arsenal seguiram presentes, com o goleiro Verbruggen, do Brighton, aparecendo bem para manter a vantagem mínima.
Siga a Premier League pelo Flashscore
O time do interior inglês precisou tentar sair para o jogo na segunda etapa, realizando mudanças e adiantando suas linhas, dando espaços para os anfitriões, que foram em busca do segundo gol para matar o jogo.
O Brighton teve uma boa e isolada chance aos 36 minutos com Gross, que perdeu chance de finalizar após boa jogada entre João Pedro e Mitoma.
O Arsenal tanto criou que conseguiu definir o jogo com o atacante alemão Havertz, aos 42, que tocou na saída do goleiro após bom passe de Nketiah para fazer o Emirates Stadium explodir.