Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Goleiro Jorgensen está confiante em busca da titularidade no Chelsea

Jorgensen em campo pelo Chelsea
Jorgensen em campo pelo ChelseaProfimedia
Pode ter sido um choque para muitos quando surgiram rumores sobre a contratação do goleiro da seleção dinamarquesa sub-21 Filip Jörgensen pelo Chelsea, no meio deste ano.

A equipe, que o jovem de 22 anos acredita ser um dos maiores do mundo, ofereceu ao jogador um bom caminho e um contrato de sete anos. Mas a duração do contrato não o deixa nervoso com a possibilidade de ser deixado de lado.

O clube londrino teve uma temporada agitada e quando Jörgensen achava que o futuro estava no Villarreal, recebeu a ligação que o levaria a fazer as malas e receber um novo carimbo no passaporte.

Jörgensen busca crescer no Chelsea
Jörgensen busca crescer no ChelseaReuters

"Meu agente me ligou durante o verão dizendo que o Chelsea estava interessado. E quando o Chelsea pergunta se você quer assinar um contrato, você deve fazê-lo", disse Jörgensen ao Flashscore.

Assim, o goleiro dinamarquês de ascendência sueca trocou um futuro garantido como titular do Villarreal por uma incerteza em Stamford Bridge. No entanto, o jogador não tem dúvidas de que fez a escolha certa. "Há um bom plano para mim e acho que é um bom passo na minha carreira", diz ele.

O planejamento de carreira e um caminho de desenvolvimento atraíram Filip Jörgensen rumo aos Blues. O novo técnico, Enzo Maresca, também desempenhou um papel importante na decisão.

"Minha equipe e eu tivemos uma boa conversa com o clube antes de assinarmos. Tenho certeza de que Enzo Maresca é o técnico certo para mim."

Maresca já havia se beneficiado de goleiros dinamarqueses durante seu tempo no Leicester e Jörgensen acredita que, como jogador, ele se encaixa bem nos planos de Maresca e espera assumir a titularidade. 

"A maneira como ele quer que seus goleiros joguem se encaixa nas minhas habilidades. Ele quer goleiros com mentalidade ofensiva, que sejam bons com os pés e ele gosta disso em mim."

Filip Jörgensen assinou contrato de 7 anos com os Blues
Filip Jörgensen assinou contrato de 7 anos com os BluesGonzales Photo/Morten Kjaer

Jogando com tempo planejado

O contrato do dinamarquês vai até o meio de 2031, uma oferta dentro dos padrões de Todd Boehly, dono do Chelsea, e do próprio clube, com o período de compromisso extenso não intimidando Jörgensen.

"Não tenho medo de me comprometer por sete anos com um clube como o Chelsea. Se fosse em qualquer outro, talvez eu tivesse."

Goleiro da Dinamarca Sub-21 vai disputar vaga de titular na equipe do Chelsea
Goleiro da Dinamarca Sub-21 vai disputar vaga de titular na equipe do ChelseaIvan Terron / Espanha DPPI / DPPI via AFP

O time tem uma longa tradição de goleiros de classe mundial. O belga Thibaut Courtois e o tcheco Petr Čech, especialmente, se destacam na lista de goleiros dos Blues ao longo dos anos.

Os outros goleiros não têm o mesmo calibre em termos de nomes. Além de Jörgensen, três arqueiros fazem parte do elenco londrino.

O espanhol Robert Sanchez, o inglês Marcus Bettinelli e o finlandês Lucas Bergstrom, de 21 anos, são os concorrentes de Jörgensen. Até agora, as escalações têm se dividido entre ele e Sanchez, com o dinamarquês mais em campo na Liga Conferência, enquanto Sanchez jogou as três partidas da Premier League. Isso está totalmente de acordo com o plano, diz Jörgensen.

"No momento, eles disseram que segurei jogando a competição europeia, mas as coisas sempre podem mudar no futebol. Há também uma grande diferença entre a La Liga e a Premier League, e ainda preciso me acostumar, mas não é algo que me estresse."

Por outro lado, não há dúvida de que o goleiro está de olho em se tornar titular. Ele já jogou na Espanha, mas o jovem reconhece que o Chelsea é um passo além nesse aspecto.

"O Chelsea é um dos maiores clubes do mundo. Portanto, posso não ser o goleiro titular agora, mas espero ser em breve", diz o dinamarquês.

"O Chelsea é um time normal"

A porta giratória do centro de treinamento em Cobham, na periferia sudoeste de Londres, tem estado ocupada. Nada menos que 13 jogadores chegaram, enquanto 18 deixaram o clube. Sem contar os que foram emprestados.

No entanto, com um número semelhante de compras nas janelas de transferências anteriores, o tamanho do elenco do Chelsea rendeu muitos memes nas redes sociais.

Jörgensen é um dos muitos contratados pelo Chelsea na janela de transferência desse ano
Jörgensen é um dos muitos contratados pelo Chelsea na janela de transferência desse anoNurPhoto via AFP

"O técnico já respondeu a isso. Temos de 22 a 23 jogadores em treinamento, então é bastante normal. Já vi todas as piadas, mas somos um time normal", diz o goleiro dinamarquês com um sorriso irônico.

Jörgensen está atualmente com a seleção dinamarquesa sub-21, que jogará duas partidas contra a Islândia e a República Tcheca na tentativa de se classificar para o Campeonato Europeu de 2025.

O ex-técnico da seleção dinamarquesa, Kasper Hjumand, já falou bem de Jörgensen, mas mesmo com a lesão de Frederik Ronnow, o goleiro dos Blues ainda não foi convocado. "Não ouvi nada da equipe nacional, e nada em relação à pós-seleção", diz Jörgensen.

Ronnow, titular do Union Berlin, teve de se retirar da equipe nacional devido a uma lesão e foi substituído por Peter Vindahl, do Sparta Praga.