Granit Xhaka de saída do Arsenal ao fim de sete anos; Leverkusen será o destino
A informação surgiu esta terça-feira pelo jornalista alemão Florian Plettenberg e já foi confirmada por outros especialistas no mercado de transferências como Fabrizio Romano: Granit Xhaka está de saída ao fim de sete anos com os Gunners e uma relação de amor-ódio com os torcedores.
Segundo os relatos, o suíço quer partir para um novo desafio e o treinador Mikel Arteta não o vai impedir, com o Leverkusen a desembolsar cerca de 15 milhões de euros para contar com o experiente jogador de 30 anos. O Leverkusen já fechou acordo também com o lateral espanhol Grimaldo, que deixa o Benfica para ser comandado por Xabi Alonso.
Renovação no meio-campo
O dinheiro arrecadado com a transferência e, sobretudo, na folha salarial, vai permitir aos Gunners atacarem outro alvos no seu meio-campo, como Moisés Caicedo e Declan Rice.
O primeiro esteve muito perto de ir para Londres no mercado de janeiro - chegando até a fazer um apelo público para que o deixassem sair - mas o Brighton fechou a porta e trancou-a a sete chaves, renovando com o jovem equatoriano.
Declan Rice é um desejo há muito pedido pelos torcedores, que acreditam que encaixaria bem com Thomas Partey no meio-campo e daria mais possibilidade para soltar Martin Odegaard em tarefas ofensivas. O jogador inglês é visto como um dos grandes nomes da Liga inglesa e está avaliado em cerca de 80 milhões de euros pelo Transfermarkt.
O meia de 24 anos está no West Ham desde 2014/15 e pode estar insatisfeito com a falta de competitividade da equipe, que ocupa o 15º lugar. Também não ajudou o fato de ter se alongado em conversas com membros do Arsenal no final do último encontro entre as duas equipes.
David Ornstein, correspondente do Arsenal para o The Athletic e uma das vozes mais respeitadas no que toca a notícias do clube, assinalou que o interesse nos dois jogadores está bem documentado, embora talvez não seja possível a aquisição de ambos. Já Fabrizio Romano adiantou que Arteta terá recebido luz verde da direção para tentar a contratação de ambos.
Na porta de saída deverá também estar Sambi Lokonga, com os Gunners à procura de um empréstimo para o jovem meia, apesar de ainda confiarem que pode desempenhar um papel importante no futuro da equipe.