Guardiola diz que Messi e Haaland merecem ganhar a Bola de Ouro
Messi, que recentemente trocou o Paris Saint-Germain pelo Inter Miami, é o favorito para ganhar o prêmio pela oitava vez, um recorde, depois de levar a Argentina à glória na Copa do Mundo do ano passado.
Haaland pode ser seu principal concorrente ao prêmio depois de marcar 52 gols em 53 jogos e ajudar o Manchester City a conquistar a tríplice coroa da Liga dos Campeões, Premier League e FA Cup na última temporada.
Guardiola conhece as qualidades de ambos os jogadores melhor do que a maioria, pois já treinou Messi no Barcelona e atualmente dirige Haaland no City.
"Sempre disse que a Bola de Ouro deveria ter duas seções, uma para Messi e depois para o outro, então Haaland deveria ganhar sim", disse Guardiola na sexta-feira. "Ambos merecem, então o que posso dizer?"
Guardiola acrescentou: "Egoisticamente, eu diria que quero Erling porque ele nos ajudou a alcançar o que alcançamos, eu adoraria, mas não vou dizer que é injusto se Leo ganhar.
"É bom saber que muitos jogadores do City estarão lá pela primeira vez em muitos anos e estarão disputando esses troféus. Isso nos deixa muito orgulhosos do nosso clube"
A cerimônia de premiação do Ballon d'Or acontece em Paris no dia 30 de outubro.
Buscando reencontrar as vitórias
O City espera voltar às vitórias contra o Brighton no sábado, depois de perder os dois últimos jogos da liga contra o Wolves e o Arsenal.
O meio-campista do City, Kalvin Phillips, que tem lutado por tempo de jogo sob o comando de Guardiola, admitiu esta semana que precisa jogar mais no clube, pois quer manter seu lugar na equipe da Inglaterra antes da Euro 2024.
Isso aumentou as especulações de que ele poderia sair em janeiro, e Guardiola não descartou a possibilidade.
"A janela de transferências acabou, agora estamos aqui juntos. Quando precisamos de um jogo com transições, Kalvin é perfeito", disse ele.
"Quando há algo que você precisa fazer, ainda há um ou dois jogadores que podem fazer melhor. Essa é a razão simples.
"Ele ficará aqui até o inverno. Depois disso, não sei o que acontecerá, porque ninguém sabe quando a janela é aberta."
Guardiola admitiu que é "muito importante" que Rodri possa retornar neste fim de semana, depois que o influente meio-campista espanhol fez muita falta durante sua suspensão de três jogos após a expulsão no mês passado contra o Nottingham Forest.