Guia da Premier League 2023/24: favoritos, datas, horários e onde assistir
Arsenal e Manchester United se reforçaram na janela de transferências para tentar sair da fila. Liverpool e Chelsea esperam se recuperar após uma temporada 2022/23 decepcionante.
Mas a atual janela de transferências, que mais uma vez teve participação muito ativa dos clubes ingleses, foi marcada pelos grandes investimentos dos clubes da Arábia Saudita. O país do Oriente Médio tirou alguns dos grandes talentos da Premier League.
City segue como grande favorito
O Manchester City não só ganhou quatro das últimas cinco edições do Campeonato Inglês, mas também conquistou na última temporada a Copa da Inglaterra e a Liga dos Campeões. O técnico Pep Guardiola terá que manter seus jogadores com fome de títulos, e acredita que o City será capaz de se tornar o primeiro time inglês a vencer a Premier League pela quarta vez consecutiva.
Veja a tabela completa da Premier League
"Conseguimos no ano passado, por que não agora? O que fizemos permanece em nossos corações e mentes, mas, enquanto estivermos aqui, não podemos parar", disse o treinador espanhol.
Os Citizens perderam seu capitão, o alemão Ilkay Gündogan, que foi para o Barcelona, e o atacante argelino Riyad Mahrez, contratado pelo Al-Ahli, da Arábia Saudita. Discreto no mercado em relação à temporada passada, o lado azul de Manchester contratou apenas os croatas Josko Gvardiol e Mateo Kovacic.
Arsenal e United sonham com o título
Por sua vez, o Arsenal, atual vice-campeão, investiu mais de 200 milhões de libras (R$ 1,2 bilhão) nas contratações de Declan Rice, Kai Havertz e Jurrien Timber. E os Gunners já colheram os primeiros frutos ao derrotarem o City nos pênaltis na decisão da Supercopa da Inglaterra, no último domingo (6).
Já o Manchester United vive um período de incertezas fora de campo, com as negociações sobre a venda do clube que seguem se arrastando. Apesar disso, o técnico Erik ten Hag foi atendido pela diretoria e teve seu elenco reforçado com as chegadas do goleiro André Onana, do meio-campista Mason Mount e do atacante Rasmus Hojlund.
Os Red Devils terminaram em terceiro e conquistaram e Copa da Liga Inglesa na primeira temporada sob o comando de Ten Hag, mas estão há dez anos sem levantar a Premier League.
O Newcastle, que está de volta à Liga dos Campeões depois de mais de 20 anos, não se movimentou tanto no mercado. Apesar de pertencer ao Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, o clube contratou apenas o meia italiano Sandro Tonali e o meia-atacante inglês Harvey Barnes até o momento.
Liverpool e Chelsea querem voltar à Champions
Campeão inglês em 2020, o Liverpool ficou fora da zona de classificação na temporada passada e não vai disputar a Champions. Os Reds renovaram completamente o setor de meio-campo com as saídas de Jordan Henderson e do brasileiro Fabinho para o futebol saudita e as chegadas do argentino Alexis Mac Allister (Brighton) e do húngaro Dominik Szoboszlai (RB Leipzig).
Por sua vez, o Chelsea tem como principal objetivo terminar no Top 4 para retornar à principal competição continental de clubes. A diretoria dos Blues contratou o técnico argentino Mauricio Pochettino para liderar uma reformulação no elenco, que perdeu vários jogadores após a decepcionante 12ª colocação na temporada passada.
Ex-time de Pochettino, o Tottenham também tem um novo treinador, o australiano Ange Postecoglou. Os Spurs iniciam a temporada tendo que lidar com a possível saída do atacante Harry Kane, na mira do Bayern de Munique.
1ª rodada
Sexta-feira (11)
16h - Burnley x Manchester City - ESPN e Star+
Sábado (12)
8h30 - Arsenal x Nottingham Forest - Star+11h - Everton x Fulham - Star+11h - Bournemouth x West Ham - ESPN e Star+11h - Sheffield United x Crystal Palace - Star+11h - Brighton x Luton Town - Star+13h30 - Newcastle x Aston Villa - ESPN e Star+
Domingo (13)
10h - Brentford x Tottenham - ESPN e Star+12h30 - Chelsea x Liverpool - ESPN e Star+
Segunda-feira (14)
16h - Manchester United x Wolverhampton - Star+
Onde assistir
O Grupo Disney tem os direitos de transmissão da Premier League no Brasil até a o fim da temporada 2024/25. Os jogos serão transmitidos pela ESPN (TV fechada) e pelo Star+ (streaming).