Haaland: o grande responsável pelo terceiro título seguido do City na Premier League

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Haaland: o grande responsável pelo terceiro título seguido do City na Premier League

Erling Haaland tem sido uma das estrelas do futebol mundial nesta temporada
Erling Haaland tem sido uma das estrelas do futebol mundial nesta temporadaReuters
Erling Haaland chegou ao Manchester City há quase um ano e foi questionado sobre como um centroavante fixo se encaixaria no estilo tático e cheio de nuances do técnico Pep Guardiola.

Mas, desde então, Haaland abriu caminho para vários recordes de pontuação - e passou por inúmeros defensores - em uma campanha de estreia surpreendente.

O atacante se tornou rapidamente o rosto da equipe e um dos principais motivos pelos quais o time conquistou seu terceiro título consecutivo da Premier League neste sábado (20).

Embora o trabalho em equipe seja a base do City, o norueguês conquistou vários recordes individuais que Guardiola chamou de "assustadores".

Ele é o dono do recorde de gols marcados em uma única temporada da Premier League, com 36, quebrando a marca anterior estabelecida por Andy Cole e Alan Shearer, que perdurava há quase três décadas. 

Principais artilheiros da Premier League em 2022/2023
Principais artilheiros da Premier League em 2022/2023StatsPerform, Reuters

Seus 52 gols em todas as competições nesta temporada fizeram com que as pessoas olhassem para trás quase um século, já que os 63 gols de Dixie Dean pelo Everton em 1927/28 pareciam estar sob ameaça.

Gary Neville, comentarista da Sky Sports, recentemente descreveu Haaland como "verdadeiramente único", chamando o atacante de uma combinação de Harry Kane, Wayne Rooney e Ronaldo, o melhor do Brasil, com o toque final de Kane, a força de Rooney e a explosão de Ronaldo.

Embora o City tenha sido elogiado por muito tempo pelo brilhantismo de seus passes, posse de bola e paciência na criação de chances, Haaland, segundo o ex-zagueiro inglês Neville, trouxe algo novo, um atacante do tipo "aríete" com uma finalização excelente.

"Haaland é uma estrela mundial, que chegou como uma estrela mundial e está atuando como uma estrela mundial", disse Neville em seu podcast no início desta temporada.

Ele certamente provou que Neville está certo, marcando gols de dezenas de maneiras diferentes, de todos os ângulos - e fazendo com que tudo parecesse ridiculamente fácil.

O trio dos sonhos

O City está à beira de um triplete dos sonhos, com uma vaga na final da Copa da Inglaterra em 3 de junho contra o Manchester United, o único outro time inglês a conseguir isso, e no início desta semana teve um desempenho inesquecível para demolir o Real Madrid e chegar à final da Liga dos Campeões contra a Inter em 10 de junho.

Embora Haaland tenha sido bastante atrapalhado no primeiro jogo da semifinal contra o Real e tenha tido boas tentativas rechaçadas pelo goleiro Thibaut Courtois (31) no segundo jogo, ele também escreveu seu nome ao lado de alguns recordes da Liga dos Campeões.

Ele marcou cinco gols contra o RB Leipzig em março, juntando-se a Luiz Adriano (2014) e Lionel Messi (2012) como as únicas atuações com cinco gols na competição.

Sua marca naquela noite o tornou o jogador mais jovem a atingir 30 gols na Liga dos Campeões e agora ele tem 33 em 25 jogos.

Naquela mesma partida, Haaland quebrou o recorde de 94 anos de Tommy Johnson de maior número de gols do City em uma única temporada.

Suas façanhas também levaram o norueguês a obter um recorde de 82% dos votos para ganhar o prêmio de Jogador do Ano da Associação de Escritores de Futebol.

E Haaland - que foi apelidado de Daemon pelos colegas de equipe devido à sua impressionante semelhança com o personagem Daemon Targaryen, também loiro e de cabelos longos, da Casa do Dragão - está apenas começando.

Neville disse que Haaland mal arranhou a superfície de seu potencial de marcar gols.

"Nós mal o vimos por meia hora, seus companheiros de equipe ignoram a maioria de suas jogadas", disse Neville. "Se eles não fizessem isso, ele seria realmente perigoso."