Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

International Board estuda alterações no VAR; veja o que pode mudar

Atualizada
Árbitro checa o monitor do VAR em jogo da liga belga
Árbitro checa o monitor do VAR em jogo da liga belgaProfimedia
O VAR pode sofrer em 2025 suas primeiras alterações radicais em sete anos, depois que a International Football Association Board (Ifab) iniciou uma série de consultas sobre como melhorar o uso da ferramenta.

O Flashscore apurou que alguns cartolas dentro da FIFA concordam com a saraivada de críticas que o VAR tem sofrido recentemente na Premier League. E, como informou o jornal britânico The Telegraph na semana passada, a International Board já começou a se mexer.

Para 2024, nada deve mudar radicalmente, pois as futuras alterações ainda têm de ser aprovadas e testadas, antes de serem colocadas em prática.

O VAR virou um problema também na Inglaterra
O VAR virou um problema também na InglaterraAFP

Mas há uma revolução que pode chegar já na próxima temporada: o impedimento semiautomático. Este pedido será votado pelos times ingleses antes do início do campeonato de 2024/25.

O sistema exige várias câmeras especiais que conseguem monitorar até 29 pontos diferentes do corpo de cada atleta em campo, e já está em fase de testes.

O grupo da International Board que está responsável por esta força-tarefa contém, por enquanto, apenas representantes de confederações continentais. Segundo o Telegraph, porém, a Premier League pode se juntar ao time nas próximas semanas.

Parte das recomendações mais urgentes são:

• Simplificar e clarificar a definição de "erro óbvio", que é o que permite que o VAR seja acionado nas partidas;

• Treinar mais árbitros especializados em VAR;

• Transmitir as conversas entre os árbitros para todo o estádio ao vivo.

Outra questão que ainda preocupa pessoas dentro da FIFA é o tempo perdido na checagem dos lances. Os membros da International Board também querem sugestões para resolver este problema.