Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jürgen Klopp é anunciado como novo diretor de futebol global da Red Bull

SID/Flashscore
Jürgen Klopp terá nova experiência no futebol internacional
Jürgen Klopp terá nova experiência no futebol internacionalČTK / DPA / Bernd Weißbrod
Jürgen Klopp está retornando ao palco do futebol com um estrondo. O técnico de 57 anos se tornará diretor de futebol global da Red Bull, confirmou a empresa nesta quarta-feira (9).

Jürgen Klopp assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2025 e será responsável pelas atividades globais de futebol do grupo. Além do Leipzig e Salzburg, a Red Bull também opera equipes em Nova York, Brasil e Japão.

De acordo com a Sky, Klopp também garantiu a opção de sair de seu contrato para o cargo de técnico da seleção alemã com uma cláusula. 

Klopp se aposentou em maio passado após quase nove anos de sucesso no Liverpool, tendo treinado anteriormente o Borussia Dortmund e o Mainz. Depois de deixar o Liverpool, ele anunciou uma pausa no futebol de clubes. Em sua nova função, ele não vai trabalhar para a Red Bull no dia a dia.

A força motriz por trás do golpe para o grupo é Oliver Mintzlaff, que trabalhou por muitos anos como gerente no Leipzig e agora é responsável pelos projetos esportivos da Red Bull.

"Quero aprender de novo"

Jürgen Klopp também justificou seu futuro trabalho na Red Bull com seu desejo de novas experiências. "Quero aprender de novo. Quero ver, sentir e descobrir o que é útil para o futebol. Quando você tem que jogar a cada três dias, dificilmente tem tempo para isso", disse o treinador em um vídeo publicado no Instagram.

Portanto, um novo trabalho como técnico não era um problema. "Eu dissealguns meses que não me vejo mais na linha lateral, e esse ainda é o caso. Mas eu ainda amo futebol e amo trabalhar. A Red Bull me dá a plataforma perfeita para fazer isso", disse o técnico de longa data do Liverpool.

Em seu novo emprego, ele quer "compartilhar a experiência que adquiri ao longo dos anos", continuou Klopp. "Todos nós sabemos que há técnicos mais bem-sucedidos por aí. Mas, durante minha carreira, lutei pela promoção, contra o rebaixamento, por títulos e troféus. Às vezes fracassamos, às vezes tivemos sucesso. Não é fácil lidar com isso. Mas é possível."

Papel estratégico

Mas como será, de fato, o papel de Klopp como diretor global no império de futebol da fabricante de energéticos? O ex-treinador será uma espécie de mentor e, de acordo com o comunicado à imprensa, "administrará a rede internacional de clubes de futebol da empresa", incluindo equipes em Nova York, Brasil e Japão, além do Leipzig e do Salzburg.

No entanto, Klopp não intervirá nos "negócios cotidianos", mas assumirá um "papel estratégico". Ele deverá desenvolver ainda mais a "filosofia da Red Bull" e "usar sua ampla rede de contatos para ajudar a encontrar os melhores talentos e contribuir para o treinamento e o desenvolvimento dos técnicos".

E Klopp está ansioso por sua nova função, com ideias já fervilhando em sua cabeça.

"Há muitas maneiras de fazermos isso, utilizando o conhecimento e a experiência de ponta que a Red Bull tem e aprendendo com outros esportes e indústrias.

"Juntos, podemos descobrir o que é possível. Vejo meu papel principalmente como um mentor para os técnicos e a gerência dos clubes da Red Bull, mas, em última análise, faço parte de uma organização que é única, inovadora e com visão de futuro."

Mintzlaff elogia Klopp 

Embora Oliver Mintzlaff tenha elogiado Klopp como "uma das maiores e mais influentes personalidades do futebol mundial, com habilidades e carisma extraordinários" e esteja "muito orgulhoso" da contratação "excepcional", muitos torcedores também estão decepcionados com Klopp.

Em alusão ao desempenho de Klopp no Liverpool, quando ele se referiu a si mesmo como "The Normal One", ele agora está sendo ridicularizado nas mídias sociais como "The Dosen One", entre outras coisas.

O próprio Klopp defendeu a construção do Leipzig no verão de 2022, dizendo que o clube "não tirou nada de nenhum clube tradicional", mas "simplesmente tomou um novo caminho", disse ele na época.

No início, "o dinheiro pode ter desempenhado um papel importante. Esse não é mais o caso há muito tempo. O Leipzig não tem mais dinheiro do que qualquer outro clube da Bundesliga", disse Klopp. "O princípio é desenvolver jovens jogadores. Toda a ideia gira em torno do futebol e não de dinheiro." E a partir de janeiro, Klopp será responsável por essa ideia. Mas até lá, é "tempo de férias".