Kane decide e Tottenham vence Brighton para seguir no G-5 da Premier League
O resultado mantém o Tottenham na posição que estava antes do jogo da 30ª rodada, com apenas três pontos de diferença para Newcastle e Manchester United, que estão na 3ª e 4ª posição, respectivamente. O Tottenham é o 5° colocado, com o Brighton perdendo uma posição, graças à vitória do Aston Villa sobre o Nottingham.
O placar foi aberto logo aos 10 minutos com o sul-coreano Son, que foi muito feliz em chute de fora da área, que acertou o ângulo do goleiro Steele, que saltou como podia, sem conseguir evitar um golaço na gaveta.
Foi o 100° gol do jogador na Premier League, feito histórico e inédito de um jogador asiático. O japonês Mitoma era uma das principais peças do Brighton, chegando a ter um gol anulado por um toque de mão.
O empate veio aos 34 minutos, com Dunk, que aproveitou seus 1,92m de altura para cabecear, com precisão e sem marcação, para deixar tudo igual, após cobrança de escanteio.
Remando tudo de novo
O gol fez o Tottenham começar do zero em busca da vitória. O resultado de igualdade até mantinha o time de Londres na 5ª posição, mas a distância para os times logo acima seria ainda maior.
Confira a classificação da Premier League
No segundo tempo, o clima de tensão se instalou com confusão entre os dois bancos de reservas que fez os dois técnicos serem expulsos.
Aos 34, coube a Kane resolver. Uma roubada de bola no campo de defesa do Brighton fez um fulminante contra-ataque acontecer. Hojbjerg foi até a linha de fundo, pela direita, e cruzou de forma consciente, pra trás, encontrando Kane chegando sozinho. De primeira, o artilheiro fuzilou para fazer a torcida dos Spurs explodir.
O sentimento de ficar atrás no placar foi ainda mais amargo para o Brighton, que não teve uma penalidade em Mitoma assinalada instantes antes, em lance que foi ignorado pelo árbitro e também pelo VAR. Um outro pênalti foi reclamado pelos visitantes antes do apito final.
No próximo sábado, o Tottenham recebe o Bournemouth, enquanto o Brighton visita o Chelsea no mesmo dia.