Klopp ganha milhões como garoto-propaganda; veja sua carreira de técnico bom de marketing
Esquerdista assumido e avesso a aparecer em programas de TV, Klopp já fez propaganda de banco, carro, roupa, cerveja, consultoria financeira e até cola de papel de parede.
Segundo a revista France Football, o mister ganha cerca de 7,5 milhões de euros (R$ 40 milhões) por ano com anúncios.
Klopp é inundado por ofertas e tem que recusar muitas delas, revelou seu agente Marc Koscike ao jornal inglês Daily Mail.
"Decidimos que Jürgen significa 'made in Germany'", explicou Kosicke, talvez antes de Klopp fechar acordo com a Snickers, marca norte-americana de chocolate.
Durante anos, as empresas tiveram que se coordenar para que suas campanhas com o alemão não fossem veiculadas simultaneamente.
Clientes do técnico incluem: VR-Bank (banco alemão), Deutsche Vermögensberatung (consultoria de investimentos), Opel (montadora de carro), Sky TV e Erdinger (cerveja de trigo).
Ele também já promoveu marcas rivais, como Puma, New Balance e Adidas.
Seu cliente mais recente é a Peloton, marca de equipamento pessoal de ginástica (também dos Estados Unidos).
Um técnico-ator de sucesso
O primeiro comercial de Klopp veio alguns meses depois de ele assumir o Borussia Dortmund em 2008. Foi uma campanha da montadora de carros espanhola Seat.
Em agosto de 2012, Klopp trocou de carro e assinou com a montadora alemã Opel.
Nos primeiros três meses após o lançamento do comercial com a Opel, a montadora supostamente aumentou suas vendas em 13%.
Em 2014, a nova peça da Opel com Klopp foi premiada na Alemanha como o melhor comercial de carro do ano.
Antes disso, ainda em 2012, o ex-treinador do Mainz já estava fazendo a barba em um comercial para a Philips – que ele voltou a repetir quatro anos mais tarde – e para a Kinder (daquele ovo de chocolate).
Mas é a cerveja um dos produtos favoritos do acervo publicitário de Klopp.
Neto de avós que tinham uma pequena cervejaria, Jürgen assinou em 2016 com a Warsteiner para promover a cerveja sem álcool da marca alemã.
Depois disso, ele anunciou a cerveja dinamarquesa Carlsberg antes de mudar para a bávara Erdinger, no final de 2019.
Foi em 2015, pouco depois de assumir o Liverpool, que Klopp se transformou em uma estrela dos comerciais.
Ele chegou a receber até cinco ofertas de propaganda por mês, mas permaneceu fiel às marcas com as quais já trabalhava.
Depois que virou técnico do clube da Premier League, o rosto de Jürgen (bem cuidado por produtos Nivea) podia ser visto em outdoors, comerciais televisivos e anúncios no YouTube, no cinema e em revistas de toda a Europa.
De acordo com o instituto de pesquisas Statista, o treinador está no top 10 de personalidades mais reconhecidas em propagandas na Alemanha há quase uma década.
"Ele ganha um salário fixo de 24 milhões de euros por ano (no Liverpool), mais 26 milhões de euros de renda publicitária garantida – portanto, 50 milhões de euros", revelou o vice-presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Ralph-Uwe Schaffert, ao jornal Hannoversche Allgemeine.
Esta será a última temporada de Klopp como treinador do Liverpool. Mas mesmo aposentado dos Reds, sua lucrativa carreira publicitária há de seguir em frente.
Confira aqui uma playlist com 51 comerciais estrelados pelo técnico alemão.