Liverpool perde clássico para o Everton e se complica na luta pelo título inglês
Com a derrota, o Liverpool complicou-se na luta pelo título inglês. A equipe aparece na vice-liderança, a três pontos do Arsenal (74 a 77), mas possui, assim como os Gunners, dois jogos a mais que o Manchester City. A equipe de Pep Guardiola figura na terceira posição, com 73.
Confira a tabela da Premier League no Flashscore
O Liverpool vinha de duas vitórias seguidas em todos os torneios, mas antes da série positiva, permaneceu por três jogos sem vencer, incluindo uma surpreendente derrota por 1 a 0 para o Crystal Palace em casa.
A queda de rendimento do time de Klopp preocupa, ainda mais com os rivais performando em alto nível. Os Reds podem ficar para trás na reta final da Premier League. Restarão quatro jogos até o fim da temporada, com destaque para confrontos frente a West Ham, Tottenham e Aston Villa.
Enquanto isso, o Everton respira aliviado. Na desesperada luta contra o rebaixamento, os Toffees abriram oito pontos em relação ao Luton, primeiro time do Z3 da Premier League e encaminham a permanência na elite em uma temporada turbulenta.
Veja detalhes de Everton 2 x 0 Liverpool
Essa foi a segunda vitória seguida do Everton na Premier League. Antes, a equipe tinha vencido um jogo chave frente ao Nottingham por 2 a 0, também no Goodison Park.
Branthwaite marca e Pickford salva
O Everton dirigiu-se aos vestiários do Goodison Park de cabeça erguida nesta quarta-feira (24). Mesmo que o Liverpool tenha tido o maior volume na etapa inicial, o que manda no futebol é a bola na "casinha". E os Toffees conseguiram vazar a meta de Alisson aos 27 minutos.
A defesa do Liverpool, por sinal, vacilou feio na jogada. Konaté entregou a bola de bandeja para Branthwaite e o jogador do Everton não titubeou, abrindo o placar no dérbi.
Atrás no marcador, o Liverpool foi para cima do rival, construindo boas oportunidades. Mas encontrou um "muro" chamado Pickford, que executou grandes intervenções para evitar que o gol de empate saísse.
Primeira derrota de Klopp no clássico
Não foi mesmo o dia do vermelho em Liverpool. Os Reds voltaram para o segundo tempo na mesma toada, em cima do Everton. A defesa da equipe da casa teve que suar para conter os avanços tramados pelos comandados de Klopp. E Pickford, mais uma vez, foi essencial para segurar o ímpeto do Liverpool.
Eficiente, o Everton não desperdiçou a chance que teve para ampliar a vantagem. Aos 12 minutos, o primeiro escanteio do time da casa no jogo tinha um endereço preciso. A cobrança de McNeil encontrou Calvert-Lewin que, de cabeça, mandou para o fundo das redes de Alisson.
O Liverpool tentou diminuir o prejuízo na casa do adversário, mas a resposta não veio. Em seu último clássico de Liverpool, Klopp foi derrotado pela primeira vez pelo Everton. Um resultado que reduziu as chances de título dos Reds e deu inúmeros motivos para que a torcida do Everton soltasse o grito e voltasse a sorrir.
Próximos jogos
O Liverpool volta a campo no sábado (27), contra o West Ham, fora de casa, às 8h30 (de Brasília). No mesmo dia, o Everton recebe o Brentford, às 13h30 (de Brasília). Ambos os jogos serão pela 35ª rodada da Premier League.