Liverpool sofre, mas vence o Newcastle e se isola na ponta da Premier League
A vitória arrancada com muito suor deixou o Liverpool isolado liderança, aproveitando o tropeço dos rivais para abrir vantagem. O time de Jürgen Klopp tem agora 3 pontos a mais que o Aston Villa e 5 em relação ao Manchester City, que possui um jogo a menos. A Premier League agora faz uma pausa e os Reds voltam a campo no domingo (7), pela FA Cup, diante do Arsenal.
Veja a classificação atualizada da Premier League
Massacrado por todo o jogo, o Newcastle saiu com mais uma derrota, a 3ª seguida da equipe na Premier League. Os Magpies seguem longe do G4, na 8ª colocação, 11 pontos atrás do Arsenal, time que ocupa o 4º lugar. No próximo sábado (6), o time de Eddie Howe tem um clássico histórico contra o Sunderland pela FA Cup.
Paredão Dubravka
O Liverpool ligou o rolo compressor em Anfield no primeiro dia do ano e só não construiu uma goleada de cara pois encontrou um paredão: Martin Dubravka. Foram 18 finalizações dos donos da casa nos 45 minutos iniciais.
Várias oportunidades pararam no goleiro eslovaco, inclusive um pênalti cobrado por Mohamed Salah. Alexander-Arnold até conseguiu vencer o arqueiro do Newcastle, mas acertou a trave em chute espetacular da linha de fundo.
Salah se redime
Os gols que ficaram represados saíram todos no segundo tempo. Na velocidade característica de seu jogo, o Liverpool abriu o placar em bela jogada trabalhada e finalizada por Mohamed Salah. No entanto, pouco depois, o Newcastle conseguiu o empate em seu segundo chute ao gol na partida. Aleksandar Isak foi mortal ao ficar cara a cara com Alisson.
O clima de tensão tomou o Anfield diante de um tropeço iminente do Liverpool. Contudo, Salah atuou de armador e destravou a vitória. Primeiro, ele abriu os caminhos para Diogo Jota servir Curtis Jones e marcar o segundo. Depois, descolou uma trivela para dar a assistência a Cody Gakpo no terceiro.
Ainda houve tempo para mais dois gols, um para cada lado. Sven Botman marcou pelo alto em cobrança de escanteio e elevou a tensão novamente com o 3 a 2. Mas Diogo Jota foi derrubado por Dubravka na área e Salah fechou o placar. O egípcio se igualou assim a Erling Haaland e agora divide a artilharia da Premier League com 14 gols.