Martinelli fecha temporada como artilheiro do Brasil nas grandes ligas; veja ranking
Em grande temporada pelo Arsenal, Gabriel Martinelli finalizou a Premier League com 15 gols e cinco assistências e ajudou a equipe a ser vice-campeã. Martinelli empatou com Roberto Firmino como o jogador brasileiro com mais gols em uma só edição do Campeonato Inglês. O agora ex-camisa 9 do Liverpool estabeleceu a marca na temporada 2017/18.
Atrás de Martinelli, Neymar foi o vice-artilheiro entre brasileiros nas grandes ligas europeias. Mesmo fora de boa parte da temporada, o camisa 10 do Paris Saint-Germain foi o jogador do país com mais participações em gols na elite do futebol europeu: 24. Os 13 gols e 11 assistências ajudaram o PSG a ficar com o título francês.
Completando o top 3, outro atacante do Arsenal: Gabriel Jesus. O 9 dos Gunners também perdeu uma parte da temporada por lesão, mas teve bom desempenho no início e no fim do campeonato, e terminou com 11 gols e seis assistências.
Veja como foram os principais brasileiros nas cinco grandes ligas europeias:
Premier League
A liga que teve o melhor desempenho de brasileiros na temporada 2022/23 foi a Premier League, casa de três dos cinco brasileiros com mais gols no Big 5. Além de Martinelli e Jesus, destaque para Roberto Firmino, que terminou com 11 gols e quatro assistências em sua despedida pelo Liverpool.
Menções honrosas para Douglas Luiz, do Aston Villa, e Joelinton, do Newcastle, meias que terminaram com seis gols cada. O camisa 9 da Seleção Brasileira e do Tottenham, Richarlison, decepcionou e só fez um gol em todo o campeonato.
LaLiga
Campeonato do melhor jogador brasileiro na atualidade, Vinícius Júnior, LaLiga viu o número de gols brazucas subir nesta temporada: foram 57, contra 54 na última. No entanto, Vini Jr., líder do ranking, viu sua marca cair de 17 para 10. O ponta do Real Madrid também deu nove assistências, somando 19 participações em gols.
Companheiro de Vini, Rodrygo veio logo em seguida, com nove gols e oito assistências. Raphinha, importante na campanha do título espanhol do Barcelona, fez sete gols e deu sete assistências, impulsionado por grandes atuações na reta decisiva.
Ligue 1
Neymar colocou a Ligue 1 na parte de cima do ranking com sua espetacular primeira metade de temporada. Não era exagero enxergar o camisa 10 da Seleção como candidato à Bola de Ouro até a parada para a Copa do Mundo. A lesão sofrida no fim de fevereiro o impediu de melhorar seus números, que terminaram em 13 gols e 11 assistências.
Tetê, hoje no Leicester, foi o segundo melhor brasileiro e fez seis gols pelo Lyon, clube que defendeu até janeiro. Rafael Ratão, campeão da Copa da França com o Toulouse, fez cinco gols na Ligue 1.
Serie A
Pelo segundo ano consecutivo, Felipe Anderson foi o brasileiro com mais gols na Serie A. Desta vez, o meia foi fundamental na campanha que deu o vice-campeonato para a Lazio, com nove gols e duas assistências.
Na outra ponta da tabela do Italiano, Gabriel Strefezza foi o artilheiro do Lecce, com oito gols, e ajudou a equipe do sul da Itália a permanecer na Serie A por mais uma temporada. Outro centroavante brasileiro que liderou sua equipe foi Arthur Cabral, da Fiorentina, também com oito gols.
Bundesliga
Com apenas três gols brasileiros, o Campeonato Alemão viveu sua pior marca para nossos jogadores neste século. A liga já teve brasileiros no topo da artilharia em quatro ocasiões, mas atualmente não possui nenhum em destaque. Os autores dos gols foram Tuta (2), pelo Eintracht Frankfurt, e Paulinho, hoje no Atlético-MG, que fez um pelo Bayer Leverkusen.