Mikel Arteta diz que "oportunidade incrível" aguarda o Arsenal no Manchester City
Os Gunners estão cinco pontos à frente do segundo colocado, o City, mas jogaram duas partidas a mais que os atuais campeões.
Qualquer coisa que não seja a primeira vitória fora de casa contra o City desde 2015 deixaria o destino do título nas mãos da equipe de Pep Guardiola.
O Arsenal empatou seus últimos três jogos no campeonato, levantando dúvidas sobre se uma equipe jovem pode levar o clube do norte de Londres ao primeiro título da Premier League em 19 anos.
Mas Arteta, que viu o Arsenal registrar várias vitórias notáveis fora de casa nesta temporada, disse em coletiva de imprensa antes do jogo na terça-feira: "Será uma noite difícil e um desafio, sim, mas a oportunidade é incrível para nós.
"Sabíamos desde o início que, se quisermos vencer a Premier League, temos que ir ao Spurs e vencê-los, temos que ir ao Chelsea e vencê-los.
"É isso que temos feito, é por isso que estamos aqui e agora temos que ir ao City e vencê-los. Se você quer ser campeão, você tem que vencer essas partidas, é simples assim."
O Arsenal não contará novamente com William Saliba, pois o zagueiro francês não apresentou "nenhuma melhora" na recuperação de uma lesão nas costas, enquanto Arteta também revelou que Granit Xhaka é dúvida para a partida no Etihad.
O capitão da Suíça ficou de fora do frenético empate de sexta-feira em 3 a 3 com o Southampton, um time em dificuldades e ainda não voltou a treinar.
Jogo importante
Arteta, que ganhou dois títulos da liga como assistente de Guardiola no City, minimizou as sugestões de que precisaria de uma reformulação radical nas táticas.
O ex-meio-campista do Gunners disse que era importante que a equipe fosse capaz de se adaptar às mudanças de situação em uma partida.
"É isso que fazemos todo jogo em determinadas áreas", disse ele. "Você está falando em posse de bola, fora da posse de bola, em transição, em reinícios, em jogadas de bola parada, estado emocional?
"É preciso mudar isso o tempo todo. Cada adversário exige e questiona coisas diferentes de você e lhe dá oportunidades diferentes.
"Não há diferença em relação a esse time (City), mas é óbvio que a qualidade do adversário é a melhor possível em qualquer lugar do mundo."
Arteta acrescentou que tinha pouco tempo para a ideia de que a partida de quarta-feira era uma disputa de "o vencedor leva tudo" na corrida pelo título.
"Se vencermos amanhã à noite, com certeza não teremos vencido", disse o espanhol.
"Isso mudaria um pouco a porcentagem, mas cinco jogos nesta liga, com os jogos que ainda temos para jogar, é muito complicado.
"Sabíamos desde o início que o City era o time a ser batido junto com o Liverpool, devido ao que essas equipes fizeram nos últimos anos.
"Queríamos diminuir essa diferença o máximo que pudéssemos e estamos no mesmo nível deles. Sabemos que será um grande jogo. Será que ele vai definir a temporada? A resposta é não."