Por que o Manchester United está desesperado para substituir David de Gea por André Onana?
Embora as negociações continuem em andamento, parece ser apenas uma questão de tempo até que os Red Devils fechem um acordo para contratar Onana.
A oferta inicial do United, que se acredita ser da ordem de 38,5 milhões de libras (R$ 242 milhões), foi rejeitada. No entanto, relatos sugerem que os dois clubes estão se aproximando de um acordo que será mais próximo do preço de 51 milhões de libras (R$ 320,8 milhões), inicialmente estabelecido pela Inter.
Erik ten Hag fez do goleiro camaronês seu alvo número 1 neste verão e quer que ele substitua De Gea, que revelou no início desta semana que deixaria o clube após 12 anos em Old Trafford.
O jogador da seleção espanhola teve uma carreira brilhante em Manchester, conquistando uma série de prêmios individuais: Luva de Ouro da Premier League duas vezes e Jogador do Ano do Manchester United em quatro ocasiões.
Ele também conquistou a Premier League, a FA Cup, a Copa da Liga e a Liga Europa com o United.
No entanto, clube e goleiro não chegaram a um acordo para renovar o vínculo. Ainda não está claro qual será o próximo destino de De Gea.
De Gea x Onana
O United garantiu a impressionante marca de 25 jogos sem sofrer gols em todas as competições na última temporada, e De Gea teve um papel importante nisso. Exclusivamente na Premier League, ele terminou a campanha com uma expectativa de gols sofridos (xGA) de 49,28, de acordo com a Wyscout, mas sofreu apenas 43 gols. Esse desempenho superior de 6,28 é superado por apenas quatro outros goleiros na primeira divisão da Inglaterra - Bernd Leno, Kepa Arrizabalaga, Emi Martínez e Jordan Pickford.
Na Inter, Onana sofreu muito menos gols na liga na última temporada (24), mas jogou menos partidas. Além disso, ele acumulou um xGA de 21,94, o que significa que De Gea talvez tenha produzido uma temporada melhor em termos de defesas.
Então, por que Ten Hag está tão interessado em substituir o espanhol pelo camaronês?
A resposta a essa pergunta está no que Onana pode fazer com a bola nos pés, porque a maior falha de De Gea é, sem dúvida, sua falta de conforto com a posse.
Isso afeta a coragem do espanhol em termos de assumir posições mais avançadas no gramado e também muitas vezes atrapalha a capacidade de Ten Hag de implementar sua filosofia agressiva baseada na posse de bola.
Em termos de passes, Onana teve uma média de 42,9 a cada 90 minutos na última temporada, com uma taxa de sucesso de 81,3%. De Gea teve uma média menor de passes, com 32,1, e acertou muito menos o alvo: 71,1%.
O conforto de Onana com a posse de bola atraiu elogios de Pep Guardiola, do Manchester City, após a final da Liga dos Campeões no mês passado, com o catalão afirmando que o goleiro "jogou como um meio-campista".
Essa disposição em avançar e ajudar a construir jogadas não é novidade para o jogador da seleção de Camarões. Sua capacidade de fazer isso com competência foi aprimorada sob a orientação de Ten Hag quando os dois trabalharam juntos no Ajax.
É por isso que o holandês agora está tão ansioso para reencontrar o jogador neste verão europeu em Old Trafford.