Postecoglou tem a missão de quebrar o ciclo de fracasso do Tottenham
Postecoglou tem um histórico notável. Ele começou conquistado títulos sucessivos da A-League australiana com o Brisbane Roar em 2011 e 2012.
Depois levou o Yokohama Marinos ao seu primeiro título da liga japonesa em 15 anos, em 2019.
O australiano teve também uma passagem de quatro anos pela seleção da Austrália, durante a qual levou o time à Copa do Mundo de 2014 e ganhou o título da Copa da Ásia.
Mas o que o levou ao Tottenham foi sua performance no Celtic. Com o time escocês, Postecoglou venceu cinco troféus nacionais em duas temporadas.
Agora, ao se tornar o primeiro australiano a dirigir um time na Premier League, ele enfrenta um de seus maiores desafios até o momento: dar a volta por cima em um time que não vence nada há 15 anos.
O tamanho do buraco
Postecoglou é o oitavo técnico a ser nomeado pelo Spurs desde que o time conquistou a Copa da Liga em 2008, seu último troféu.
O dirigente de 57 anos terá a tarefa de reavivar o clube do norte de Londres, que terminou em oitavo lugar no Inglês este ano e ficou de fora das competições europeias pela primeira vez desde a temporada 2009-10.
Desde que chegou à final da Liga dos Campeões em 2019, o Spurs vem sofrendo um declínio constante, terminando em sexto, sétimo, quarto e oitavo lugar nas quatro temporadas seguintes da Premier League, depois de uma sequência de quatro primeiros lugares consecutivos de 2015 a 19.
Fora de campo, as coisas não têm sido melhores.
Os Spurs estão sem diretor de futebol, já que o italiano Fabio Paratici pediu demissão em abril depois de se enrolar com a justiça desportiva.
O capitão da seleção inglesa, Harry Kane, que ainda não conquistou um troféu no clube que joga desde os 11 anos de idade, está nos últimos 12 meses de seu contrato.
O segredo do sucesso
O sucesso de Postecoglou no Celtic não foi à toa. Ele assumiu o cargo logo depois que o time perdeu o recorde do décimo título consecutivo e terminou 25 pontos atrás do rival Rangers.
O ex-zagueiro australiano tem a reputação de ser implacável com jogadores de baixo desempenho.
Ele supervisionou uma reformulação no Celtic Park, trazendo 12 jogadores em sua primeira janela de transferências e dispensando oito, incluindo Odsonne Edouard, Kristoffer Ajer e Ryan Christie.
Na janela seguinte, foram feitas contratações mais astutas, com a chegada de Matt O'Riley e dos japoneses Reo Hatate e Daizen Maeda, antes de o clube de Glasgow terminar quatro pontos à frente do Rangers e conquistar o título da liga escocesa na primeira temporada de Postecoglou.
Um ano depois, o domínio do Celtic era ainda maior.
O time de Postecoglou teve a maior média de gols por jogo (3) e a maior média de posse de bola (73%) entre todos os times das 10 principais ligas da Europa em 2022-23, vencendo o tricampeonato com quatro jogos de antecedência.
Postecoglou assumirá o comando do Spurs em 1º de julho e começará a pré-temporada em casa, com um jogo contra o West Ham em Perth, na Austrália.