Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Postecoglou tem a missão de quebrar o ciclo de fracasso do Tottenham

Alex Xavier, com Reuters
O estilo de futebol ofensivo do australiano chega ao norte de Londres
O estilo de futebol ofensivo do australiano chega ao norte de LondresReuters
Ange Postecoglou foi anunciado nesta terça (6) como o novo técnico do Tottenham. Conseguirá ele repetir suas conquistas no Celtic e tirar os Spurs da fila?

Postecoglou tem um histórico notável. Ele começou conquistado títulos sucessivos da A-League australiana com o Brisbane Roar em 2011 e 2012.

Depois levou o Yokohama Marinos ao seu primeiro título da liga japonesa em 15 anos, em 2019.

O australiano teve também uma passagem de quatro anos pela seleção da Austrália, durante a qual levou o time à Copa do Mundo de 2014 e ganhou o título da Copa da Ásia.

Mas o que o levou ao Tottenham foi sua performance no Celtic. Com o time escocês, Postecoglou venceu cinco troféus nacionais em duas temporadas.

Agora, ao se tornar o primeiro australiano a dirigir um time na Premier League, ele enfrenta um de seus maiores desafios até o momento: dar a volta por cima em um time que não vence nada há 15 anos.

O tamanho do buraco

Postecoglou é o oitavo técnico a ser nomeado pelo Spurs desde que o time conquistou a Copa da Liga em 2008, seu último troféu.

O dirigente de 57 anos terá a tarefa de reavivar o clube do norte de Londres, que terminou em oitavo lugar no Inglês este ano e ficou de fora das competições europeias pela primeira vez desde a temporada 2009-10.

Desde que chegou à final da Liga dos Campeões em 2019, o Spurs vem sofrendo um declínio constante, terminando em sexto, sétimo, quarto e oitavo lugar nas quatro temporadas seguintes da Premier League, depois de uma sequência de quatro primeiros lugares consecutivos de 2015 a 19.

Fora de campo, as coisas não têm sido melhores.

Os Spurs estão sem diretor de futebol, já que o italiano Fabio Paratici pediu demissão em abril depois de se enrolar com a justiça desportiva.

O capitão da seleção inglesa, Harry Kane, que ainda não conquistou um troféu no clube que joga desde os 11 anos de idade, está nos últimos 12 meses de seu contrato.

Colecionador de taças
Colecionador de taçasCeltic FC

O segredo do sucesso

O sucesso de Postecoglou no Celtic não foi à toa. Ele assumiu o cargo logo depois que o time perdeu o recorde do décimo título consecutivo e terminou 25 pontos atrás do rival Rangers.

O ex-zagueiro australiano tem a reputação de ser implacável com jogadores de baixo desempenho.

Ele supervisionou uma reformulação no Celtic Park, trazendo 12 jogadores em sua primeira janela de transferências e dispensando oito, incluindo Odsonne EdouardKristoffer AjerRyan Christie.

Na janela seguinte, foram feitas contratações mais astutas, com a chegada de Matt O'Riley e dos japoneses Reo HatateDaizen Maeda, antes de o clube de Glasgow terminar quatro pontos à frente do Rangers e conquistar o título da liga escocesa na primeira temporada de Postecoglou.

Um ano depois, o domínio do Celtic era ainda maior.

O time de Postecoglou teve a maior média de gols por jogo (3) e a maior média de posse de bola (73%) entre todos os times das 10 principais ligas da Europa em 2022-23, vencendo o tricampeonato com quatro jogos de antecedência.

Postecoglou assumirá o comando do Spurs em 1º de julho e começará a pré-temporada em casa, com um jogo contra o West Ham em Perth, na Austrália.