Premier League: as necessidades dos principais clubes em janeiro
Veja abaixo uma análise sobre as necessidades das principais equipes da elite inglesa em janeiro.
1º - Liverpool (45 pontos)
A reconstrução do Liverpool está adiantada, depois de o clube ter contratado quatro novos meias na janela de transferências do meio de 2023. No entanto, é nessa área do campo que o clube poderá investir novamente para tentar conquistar o segundo título desde 1990.
Wataru Endo provou ser uma contratação útil depois de o Chelsea vencer a disputa por Moisés Caicedo, mas o time de Jürgen Klopp ainda precisam de um volante, e João Palhinha, do Fulham, encaixa no perfil. A proposta de transferência de Palhinha para o Bayern de Munique fracassou no final da última janela de transferências e o português voltou a ser um dos melhores da Premier League nessa posição nesta temporada.
2º - Aston Villa (42 pontos)
Muitos duvidam que o Aston Villa consiga sobreviver e que tenha força para conquistar o primeiro título desde 1981. Os comandados de Unai Emery conseguiram um início de temporada impressionante na Premier League. Para manter o ritmo, o plantel poderá ser esticado nos últimos meses da temporada, caso cheguem longe na Liga Europa.
Ollie Watkins tem sido fundamental para a transformação do Villa sob o comando de Emery, mas outra opção na frente para aliviar um pouco a carga do inglês está no topo da lista de prioridades.
3º - Manchester City (40 pontos)
O atual campeão inglês não deverá fazer grandes investimentos este mês, pois espera contar com o reforço dos jogadores que estavam machucados.
O meia Kevin De Bruyne está perto de voltar após cinco meses de inatividade devido a uma lesão no tendão, enquanto o atacante Erling Haaland perdeu os últimos sete jogos em todas as competições devido a uma lesão no pé, mas deve estar apto após a pausa de meio de temporada.
4º - Arsenal (40 pontos)
A necessidade do Arsenal de um goleador é, sem dúvida, a maior entre os candidatos ao título. Nas últimas semanas, os Gunners perderam o rumo da sua campanha, com derrotas surpreendentes para West Ham e Fulham.
Bukayo Saka é o artilheiro do Arsenal, com apenas seis gols na Premier League, enquanto os atacantes Gabriel Jesus e Eddie Nketiah somam apenas oito somados. Ivan Toney, do Brentford, tem sido associado a uma transferência para os Gunners, mas está prestes a voltar à ação depois de uma suspensão de oito meses por violar as regras das apostas.
5º - Tottenham (39 pontos)
O Tottenham será o clube mais ativo entre os cinco primeiros classificados no mercado de transferências, já que enfrenta uma crise de lesões e perdeu jogadores importantes para a Copa da Ásia e a Copa das Nações Africanas.
O argentino Cristian Romero ficará afastado dos gramados por várias semanas, enquanto o também defensor Micky van de Ven, agora de volta aos treinos, está fora de ação desde o início de novembro. O zagueiro do Genoa, Radu Dragusin, está no topo da lista de desejos do Tottenham, com fontes apontando um possível negócio de 30 milhões de euros (R$ 160 milhões).
O norte de Londres também precisa de reforços para o meio-campo, já que Pape Matar Sarr e Yves Bissouma estão a caminho da Costa do Marfim para a CAN. Conor Gallagher, do Chelsea, é um dos alvos dos rumores de uma transferência. Os Spurs não contrataram um substituto para o goleador Harry Kane e ficarão sem mais poder de fogo quando o capitão Son Heung-min sair para liderar a Coreia do Sul na Copa da Ásia.
7º - Manchester United (31 pontos)
Apenas o Burnley e o Sheffield United marcaram menos gols do que os 22 do United na Premier League. A concorrência por Rasmus Hojlund no ataque é uma necessidade se os comandados de Erik ten Hag quiserem lutar pelos quatro primeiros lugares. Marcus Rashford tem apenas três gols na Premier League e Antony está há 30 jogos sem marcar.
9º - Newcastle (29 pontos)
A longa lista de lesões dos Magpies contribuiu para uma série de sete derrotas em oito jogos em todas as competições. Eddie Howe começou a recuperar jogadores importantes, mas o resto do plantel está exausto por causa de um calendário intenso em dezembro. A prioridade é reforçar o meio-campo, com Kalvin Phillips, do Manchester City, apontado como um dos principais alvos.
10º - Chelsea (28 pontos)
Apesar de ter gasto mais de 1 bilhão de libras (R$ 6,2 bilhões) em novos jogadores em três janelas de transferências, o técnico do Chelsea, Mauricio Pochettino, deu a entender que precisa ir mais uma vez ao mercado em busca de um goleador experiente.
Os Blues têm falhado consistentemente em aproveitar ao máximo as suas oportunidades nesta temporada, com a finalização errática de Nicolas Jackson, enquanto Mykhailo Mudryk, Raheem Sterling e Noni Madueke só brilharam esporadicamente. No entanto, o desejo do Chelsea de gastar novamente pode ser prejudicado pela necessidade de cumprir as regras do fair play financeiro, o que pode levar a grandes vendas neste mês.