Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Premier League: Último time 100% inglês e primeiro totalmente estrangeiro fazem 25 anos

Bruno Henriques e Alex Xavier
Gareth Southgate (centro), hoje técnico da Inglaterra, era um dos craques locais do Aston Villa
Gareth Southgate (centro), hoje técnico da Inglaterra, era um dos craques locais do Aston VillaPremier League
Esta terça-feira (27) marca um quarto de século desde que um clube da Premier League escalou uma equipe 100% inglesa pela última vez. O feito foi no mesmo ano em que o Chelsea levou a campo o primeiro time totalmente gringo.

Em 27 de fevereiro de 1999, o Coventry foi a Birmingham e venceu o Aston Villa por 4 a 1 na 27ª rodada da Premier League 1998/1999. Os três pontos fizeram muita falta para os Villans, que acabaram perdendo a vaga para disputar uma competição europeia por apenas dois pontos.

Acompanhe a Premier League no Flashscore

No entanto, o jogo entrou para a história da Premier League por outra razão: aquela foi a última vez que um time da primeira divisão da Inglaterra escalou uma equipe 100% inglesa.

O Villa começou e terminou o confronto com um time todo local, já que os três substitutos que foram a campo também eram ingleses: Draper, Gareth Barry e Stan Collymore.

O elenco na ocasião tinha 25 ingleses, incluindo Gareth Southgate, o atual técnico da Inglaterra, além de três galeses (David Hughes, Mark Delaney e Graham Evans), um italiano (Fabio Ferraresi), um togolês (Dwight Yorke), um irlandês (Alan Lee), um escocês(Colin Calderwood), um australiano (Mark Bosnich) e um finlandês (Peter Enckelman).

Dos estrangeiros, apenas Bosnich estava no banco de reservas.

Mark Bosnisch foi o único estrangeiro no banco de reservas do Aston Villa
Mark Bosnisch foi o único estrangeiro no banco de reservas do Aston VillaAston Villa

Middlesbrough e Burnley: os que mais chegaram perto

Na última rodada da temporada 2005/06 da Premier League, o Middlesbrough se tornou o último time totalmente britânico na liga.

A equipe chegou muito perto de jogar com um time 100% inglês na derrota para o Fulham, mas James Morrison acabou virando escocês para representar a seleção rival da Inglaterra.

Mais tarde, em 2021, o Burnley também quase repetiu o feito do Villa quando Sean Dyche escalou 10 ingleses contra o Tottenham. O tcheco Matej Vydra foi o atacante da equipe naquela ocasião e impediu uma formação totalmente nativa.

Matej Vydra foi o único estrangeiro nos onze do Burnley
Matej Vydra foi o único estrangeiro nos onze do BurnleyProfimedia

Os pioneiros do Chelsea

Hoje, a Premier League é um dos campeonatos mais globais do mundo. Sem restrição ao número de estrangeiros por equipe, a enxurrada de dinheiro que entra na liga desde o início do século levou os clubes a investirem em mais e mais talentos vindos do exterior.

E foi também em 1999, no mesmo ano do histórico Aston Villa x Convetry, que o Chelsea se tornou o primeiro clube a colocar em campo um time sem nenhum jogador inglês na Premier League.

Didier Deschamps no Chelsea
Didier Deschamps no ChelseaPremier League

Em jogo válido pela temporada 1999/00, os Blues do técnico Gianluca Vialli venceram o Southampton com um time formado por: Ed De Goey (Holanda), Albert Ferrer (Espanha), Frank Leboeuf (França), Émerson (Brasil), Babayaro (Nigéria), Dan Petrescu (Romênia), Ambrosetti (Itália), Roberto Di Matteo (Itália), Gus Poyet (Uruguai), Didier Deschamps (França) e Tore Andre Flo (Noruega).