Premier League: Último time 100% inglês e primeiro totalmente estrangeiro fazem 25 anos
Em 27 de fevereiro de 1999, o Coventry foi a Birmingham e venceu o Aston Villa por 4 a 1 na 27ª rodada da Premier League 1998/1999. Os três pontos fizeram muita falta para os Villans, que acabaram perdendo a vaga para disputar uma competição europeia por apenas dois pontos.
Acompanhe a Premier League no Flashscore
No entanto, o jogo entrou para a história da Premier League por outra razão: aquela foi a última vez que um time da primeira divisão da Inglaterra escalou uma equipe 100% inglesa.
O Villa começou e terminou o confronto com um time todo local, já que os três substitutos que foram a campo também eram ingleses: Draper, Gareth Barry e Stan Collymore.
O elenco na ocasião tinha 25 ingleses, incluindo Gareth Southgate, o atual técnico da Inglaterra, além de três galeses (David Hughes, Mark Delaney e Graham Evans), um italiano (Fabio Ferraresi), um togolês (Dwight Yorke), um irlandês (Alan Lee), um escocês(Colin Calderwood), um australiano (Mark Bosnich) e um finlandês (Peter Enckelman).
Dos estrangeiros, apenas Bosnich estava no banco de reservas.
Middlesbrough e Burnley: os que mais chegaram perto
Na última rodada da temporada 2005/06 da Premier League, o Middlesbrough se tornou o último time totalmente britânico na liga.
A equipe chegou muito perto de jogar com um time 100% inglês na derrota para o Fulham, mas James Morrison acabou virando escocês para representar a seleção rival da Inglaterra.
Mais tarde, em 2021, o Burnley também quase repetiu o feito do Villa quando Sean Dyche escalou 10 ingleses contra o Tottenham. O tcheco Matej Vydra foi o atacante da equipe naquela ocasião e impediu uma formação totalmente nativa.
Os pioneiros do Chelsea
Hoje, a Premier League é um dos campeonatos mais globais do mundo. Sem restrição ao número de estrangeiros por equipe, a enxurrada de dinheiro que entra na liga desde o início do século levou os clubes a investirem em mais e mais talentos vindos do exterior.
E foi também em 1999, no mesmo ano do histórico Aston Villa x Convetry, que o Chelsea se tornou o primeiro clube a colocar em campo um time sem nenhum jogador inglês na Premier League.
Em jogo válido pela temporada 1999/00, os Blues do técnico Gianluca Vialli venceram o Southampton com um time formado por: Ed De Goey (Holanda), Albert Ferrer (Espanha), Frank Leboeuf (França), Émerson (Brasil), Babayaro (Nigéria), Dan Petrescu (Romênia), Ambrosetti (Itália), Roberto Di Matteo (Itália), Gus Poyet (Uruguai), Didier Deschamps (França) e Tore Andre Flo (Noruega).