Prêmio Flashscore 2023: Haaland, com sobras, é eleito o Jogador do Ano

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Prêmio Flashscore 2023: Haaland, com sobras, é eleito o Jogador do Ano

Haaland calou a boca de quem não esperava seu bom rendimento após deixar o Dortmund
Haaland calou a boca de quem não esperava seu bom rendimento após deixar o DortmundProfimedia
Já era de se esperar. Erling Haaland superou todos os outros jogadores em 2023, triunfando na votação do Prêmio Flashscore para o melhor jogador dos últimos 12 meses. O atacante do Manchester City foi incomparável, vencendo a Liga dos Campeões, a Supercopa Europeia, a Premier League e a FA Cup.

Erling Haaland parecia estar fora dessa abordagem nos últimos meses. O norueguês terminou a última temporada com 52 gols e nove assistências, confirmando que ele não tem rival entre os melhores atacantes do mundo. Foram necessários 53 jogos para que o norueguês atingisse esses números.

Nesta temporada, apesar da pior fase do Manchester City, o norueguês continua a encantar os torcedores do mundo todo. De fato, em 15 jogos da liga, ele conseguiu marcar 14 vezes, acrescentando quatro assistências à sua contagem.

Mas isso não é o fim de suas exibições, pois há também a Liga dos Campeões. E lá o norueguês marcou cinco gols e deu uma assistência, confirmando seu caso de amor com o gol.

Haaland gerou sentimentos contraditórios entre os especialistas quando assinou com o Manchester City em 2022. Muitos não estavam totalmente convencidos de que o norueguês, que havia se destacado no Borussia Dortmund, poderia se encaixar adequadamente na máquina bem lubrificada de  Pep Guardiola.

E ele, que não pediu a opinião de ninguém, começou a fazer história desde o início. Haaland se tornou o recordista da Premier League em gols marcados em uma única temporada.

Anteriormente, os melhores nesse quesito eram Andy Cole e Alan Shearer. O lado ruim é que ninguém havia conseguido superá-los em quase três décadas. Até que o norueguês chegou à Premier League.

Haaland foi fundamental para ajudar o City a se tornar campeão da Inglaterra pela terceira temporada consecutiva na última temporada e chegar à final da Liga dos Campeões, que acabou vencendo.

Seu desempenho foi recompensado com prêmios individuais. Além, é claro, do título de artilheiro, Haaland foi eleito o melhor jogador da Premier League. Ele se tornou o terceiro jogador consecutivo dos Citizens a receber esse prêmio.

E a boa forma do norueguês foi reconhecida não apenas pelos especialistas, mas também pelos torcedores e pelos 20 capitães dos outros clubes da liga, que elogiaram a classe de Haaland, que na última temporada não fez nada além de causar estragos nas defesas adversárias.

Haaland também foi eleito o melhor jogador da UEFA da temporada 2022/2023 em agosto deste ano, à frente de Kevin De Bruyne e Lionel Messi. O norueguês não escondeu que sua forma também foi uma surpresa para ele mesmo. Ao mesmo tempo, Haaland ressaltou que sonhava em jogar em um nível tão alto todos os dias desde que era criança.

"O que posso dizer? Meu sonho desde criança era jogar nesse nível. Estou muito feliz e tudo isso me dá uma motivação extra para continuar ganhando mais prêmios", disse o norueguês após receber o prêmio de Jogador de Futebol do Ano da UEFA.

Focado na perfeição desde jovem

A forma de Haaland não é uma coincidência. Desde que deu seus primeiros passos no futebol, o norueguês tem um objetivo pré-determinado: ser o melhor do mundo. A mídia norueguesa informou que Haaland já estava se testando desde muito jovem.

Há anos, o jogador do City se desafiava a marcar o maior número possível de gols de um determinado ângulo ou a mandar a bola para o lugar certo no gol. Tudo para facilitar as coisas para ele mais tarde no futebol profissional.

Esse trabalho árduo proporcionou a ele uma precisão incrível em seus chutes, algo com que todos os goleiros do mundo têm dificuldade. Os efeitos desse tipo de treinamento podem ser vistos ao assistir Haaland ao vivo.

Na verdade, é possível ver que o norueguês, quando recebe a bola perto da área, muitas vezes nem tenta dominá-la, indo direto para o chute de primeira.

É claro que Haaland, como qualquer outro jogador de futebol do mundo, tem alguns jogos em que está em um nível inferior. Mas isso é completamente normal. Nesta temporada, o norueguês participou de 22 jogos em todas as competições, marcou 19 gols e deu cinco assistências.

Portanto, ele está no caminho certo para repetir os números da temporada passada. Em todo o ano de 2023, ele marcou nada menos que 50 gols, o que é um resultado cósmico. E qual é o seu teto? Gostaríamos de saber. Se ele existe, parece ser muito alto....