Prêmio Flashscore: Guardiola supera toda a concorrência com conquista da tríplice coroa

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Prêmio Flashscore: Guardiola supera toda a concorrência com conquista da tríplice coroa

Guardiola posa com o troféu da Premier League
Guardiola posa com o troféu da Premier LeagueProfimedia
O terceiro título consecutivo da Premier League, o comando de um atacante recordista e a tríplice coroa significam que só há um verdadeiro candidato ao prêmio Flashscore de Melhor Técnico Masculino do Ano: Pep Guardiola, do Manchester City.

Nos anais da história do futebol inglês, poucas façanhas são tão grandiosas quanto a conquista de uma tríplice coroa - a cobiçada coleção da Premier League, FA Cup e Liga dos Campeões.

Apenas a famosa equipe do Manchester United, sob o comando de Sir Alex Ferguson, em 1999, havia alcançado esse ápice de sucesso. Na temporada 2022/2023, Pep Guardiola e o Manchester City gravaram seus nomes na história do clube, completando um triplo notável que consolidou seu status como uma das maiores equipes de todos os tempos.

Domínio da Premier League

A Premier League, frequentemente considerada a liga mais competitiva do mundo nos últimos tempos, foi o primeiro objetivo do City.

Deixando para trás a decepção da derrota para o Liverpool no Community Shield, o City saiu rapidamente das armadilhas e mostrou um domínio inabalável, conquistando grandes vitórias sobre o Bournemouth (4 a 0), o Nottingham Forest (6 a 0), o Southampton (4 a 0) e o rival Manchester United (6 a 3).

Suas proezas ofensivas eram simplesmente irresistíveis, com Erling Haaland liderando uma formidável linha de frente que rompia as defesas com uma eficiência devastadora.

No entanto, o time teve um obstáculo em meados de outubro, permitindo que o ex-assistente de Pep, Mikel Arteta, e sua equipe do Arsenal liderassem o campeonato, chegando a ter oito pontos de vantagem em janeiro.

Pep Guardiola dá instruções a Jack Grealish
Pep Guardiola dá instruções a Jack GrealishAFP

"Eu preferiria estar na posição do Arsenal na Premier League do que na nossa", disse Guardiola em março.

"A vantagem é que eles estão oito pontos na nossa frente - essa é a verdadeira vantagem."

Além do conhecimento da mídia, o brilhantismo tático de Pep Guardiola fez a diferença ao orquestrar uma equipe que era, ao mesmo tempo, fluida e disciplinada, capaz de ter um ataque de tirar o fôlego e mostrar uma defesa resistente. O time fez o que os campeões fazem: venceu bem alguns jogos e conseguiu resultados quando não estava bem.

O City perseguiu incansavelmente o Arsenal, sem deixar de lado as outras competições, conseguindo uma enfática vitória por 4 a 1 sobre os rivais, a caminho do quinto título da Premier League em seis temporadas.

Pep Guardiola ao lado de dirigentes do City
Pep Guardiola ao lado de dirigentes do CityAFP

Triunfo na Copa da Inglaterra

"Começaremos a falar sobre a tríplice coroa quando vencermos a Premier League e a FA Cup, antes da final da Liga dos Campeões", disse Guardiola em abril, após a vitória.

"Estamos mais perto de não conseguir do que de conseguir."

Essas palavras calmas foram bem ditas por um técnico que já esteve lá e fez isso antes em outros grandes clubes. Ele também chegou tão perto com o City em 2022

A FA Cup, a competição de copas mais antiga e prestigiada da Inglaterra, apresentou um desafio diferente. O Manchester City enfrentou um cronograma implacável, conciliando suas ambições na Premier League com o formato de mata-mata da copa, e nem sempre teve os testes mais fáceis.

Gundogan anotou o gol mais rápido da história da final da FA Cup
Gundogan anotou o gol mais rápido da história da final da FA CupAFP

No entanto, sua determinação em ganhar todos os troféus disponíveis nunca diminuiu e eles passaram por cada rodada com eficiência implacável, eliminando times como Chelsea, Arsenal, Burnley e Sheffield United, que estavam em boa forma na Championship, a caminho de Wembley.

A final da FA Cup colocou o City contra seu maior rival, o Manchester United, em uma partida que resumiu a intensidade da rivalidade. Apesar dos altos riscos e da multidão barulhenta, o City manteve a compostura, garantindo a vitória por 2 a 1 graças a uma formidável atuação do capitão Ilkay Gundogan.

Coroação da Liga dos Campeões

"Agora é a primeira vez que podemos falar sobre a tríplice coroa", disse Guardiola à BBC depois de conquistar a dobradinha.

"Contra o United, foi especial para nossa cidade, para nossos torcedores.

"Fizemos temporadas incríveis, mas temos que ganhar a Liga dos Campeões. Temos que sentir essa responsabilidade, temos que fazer isso."

Pep Guardiola durante coletiva de imprensa da Liga dos Campeões
Pep Guardiola durante coletiva de imprensa da Liga dos CampeõesAFP

Tudo o que restou após o triunfo na Copa da Inglaterra foi uma batalha contra a Inter na principal competição de clubes do futebol europeu.

Sua jornada foi repleta de desafios, mas eles se mostraram à altura de cada ocasião, superando adversários formidáveis como o Bayern de Munique e o Real Madrid com relativa facilidade, buscando superar a decepção de perder a final de 2020/21 para o Chelsea.

Rodri e Guardiola durante a final da Liga dos Campeões
Rodri e Guardiola durante a final da Liga dos CampeõesProfimedia

Jogando seu 61º jogo da temporada, o City parecia cansado e não estava em sua melhor forma contra um time resoluto da Inter que, sem dúvida, era o azarão. O gol de Rodri permitiu que Pep finalmente colocasse as mãos no troféu que não recebia desde a temporada 2010/11. Foi o terceiro título europeu em sua trajetória.

"É uma honra para mim estar ao lado de Sir Alex Ferguson", disse Guardiola no dia seguinte. "Recebi uma mensagem dele esta manhã. Ela me tocou. Foi legal."

Guardiola com o troféu da Liga dos Campeões
Guardiola com o troféu da Liga dos CampeõesAFP

Um legado em azul

Em todas as competições, o City venceu 44 de seus 61 jogos, com impressionante 72% de aproveitamento.

A maior parte dessas vitórias foi na Premier League (28), oito em competições europeias, seis na FA Cup e três na Copa da Liga Inglesa.

A equipe de Guardiola perdeu apenas sete jogos (cinco no campeonato, um na Copa da Liga e um na Community Shield) e permaneceu invicta na Liga dos Campeões e na Copa da Inglaterra.

A equipe dominou quase todos os jogos que disputou, com uma média de 63,6% de posse de bola durante a temporada, e marcou 151 gols em todas as competições, uma média de pouco menos de 2,5 por jogo.

Pep Guardiola segue fazendo história no City
Pep Guardiola segue fazendo história no CityAFP

Um total de 94 gols foi marcado na Premier League, 32 na Liga dos Campeões, 19 na FA Cup e cinco na Copa da Liga. 

Guardiola também se tornou o primeiro técnico da história a conquistar duas tríplices coroas no futebol masculino e agora detém o segundo maior número de vitórias na Liga dos Campeões de todos os tempos, uma atrás de Carlo Ancelotti.

O impacto do espanhol sobre o Manchester City - e sobre o esporte na Inglaterra - foi nada menos que profundo. Ele incutiu uma mentalidade vencedora, uma busca incessante pela excelência e um estilo de jogo que cativou o mundo, influenciando a maneira como o esporte é jogado em todos os níveis no país.

Guardiola fuma um charuto durante comemoração do título europeu
Guardiola fuma um charuto durante comemoração do título europeuAFP

Sua temporada de três títulos foi uma prova de sua genialidade e consolidou seu legado como um dos maiores técnicos da história do futebol.

A temporada 2022/23 será lembrada como o ano em que o Manchester City conquistou a Europa, completando a tríplice coroa em uma campanha que será sempre comentada.

A liderança de Guardiola e a dedicação inabalável a seus jogadores transformaram o Manchester City em uma força temida em todo o continente, e que ainda mostra poucos sinais de diminuir enquanto ele estiver no comando.